Congresso nacional opera com capacidade reduzida

O congresso nacional pode operar com capacidade reduzida durante este perído de incertezas quanto ao coronavírus e aos mercados. Como havia comentado, a possibilidade de o coronavírus atrapalhar a pauta legislativa se tornou realidade. Dada a situação delicada no Brasil, parlamentares devem deixar de lado a agenda de reformas. Eles devem fazer isso para concentrar tempo e energia em prol da aprovação de projetos de enfrentamento da crise na saúde e seus efeitos na economia.

Além disso, deputados e senadores do congresso nacional deverão tomar cuidados extras em relação a reuniões maiores – caso de sessões plenárias e de grandes comissões. Nesse sentido, as reformas e as PECs devem ficar prejudicadas no curto prazo. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se pronunciou sobre o tema. Maia afirmou que “só vai ao plenário se tiver acordo para votar matérias relacionadas ao coronavírus”. No entanto, a suspensão dos trabalhos legislativos, por ora, está descartada.

O congresso nacional e as reformas daqui em diante

O atraso nas reformas vai deixando a janela para aprovação, em 2020, ainda mais estreita. É claro que existe uma situação extraordinária em curso, mas ao mesmo tempo algumas medidas – como a PEC Emergencial – são urgentes para a solvência fiscal de estados e municípios.

A autonomia do Banco Central, a Lei de Falências e as PECs do Plano Mais Brasil ficam, portanto, para quando a crise passar. O calendário da reforma tributária também atrasará. Pelo menos, ainda há comprometimento com a agenda de reformas por parte de líderes parlamentares do congresso nacional. Do lado negativo, temos mais uma variável – e essa, sim, pouco previsível. 

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Congresso derruba veto e aprova pauta-bomba

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Cosan
E eu com isso

Fundo da Cosan amplia portfólio

A Cosan (CSAN3), veículo de investimento (holding) com foco em energia, agronegócio e infraestrutura que controla empresas como Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3), anunciou via

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Acordo para precatórios

Após uma série de discussões de bastidor, os Três Poderes vão caminhando em direção a uma solução para os precatórios no Orçamento de 2022. A

Read More »
Levante Ideias - Evergrande
E eu com isso

A Evergrande não é tão grande

O conglomerado chinês Evergrande (3333.HK) pode, sem exagero, ser considerado um império. É a segunda maior incorporadora chinesa. Emprega 200 mil pessoas e gera 3,8

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.