Conexão Gol-Latam: Delta troca Gol pela TAM
A Delta Air Lines anunciou que pretende vender a sua participação de 9,4 por cento na Gol (GOLL4) e que pagará 1,9 bilhão de dólares (ou 16 dólares por ação) por 20 por cento de participação na Latam (empresa resultante da fusão entre TAM e LAN).
A companhia pretende investir 350 milhões de dólares na companhia chilena, maior investimento da Delta desde a fusão com a Northwest Airlines há mais de uma década. A Delta Air Lines aceitou assumir uma encomenda de 14 aviões A350 que a Latam fez à Airbus.
A aliança estratégica assinada entre as companhias prevê a operação conjunta das áreas nas operações em voos internacionais sem escalas dos Estados Unidos para países da América do Sul, bem como a operação conjunta na área de transporte de cargas e no desenho da malha aérea.
A operação está sujeita à possibilidade de que a Delta possa adquirir, no mínimo, 15 por cento do capital da Latam. Após a oferta pública de aquisição (OPA), a Delta poderá adquirir mais ações da Latam, não podendo exceder o limite de 24,99 por cento do seu capital. A Delta poderá indicar dois membros do Conselho de Administração da Latam.
E Eu Com Isso?
Esperamos impacto bastante negativo nas ações da Gol (GOLL4) no pregão desta sexta-feira na B3. Nesta quinta-feira (26/set), os ADR’s da Gol, negociados na bolsa de Nova York, apresentaram queda de 11,7 por cento no “after market”.
Por outro lado, os ADR’s da LATAM (LTM) chegaram a subir mais de 40 por cento após o encerramento do pregão, com estabilidade no preço das ações da Delta (DAL) na bolsa de Nova Iorque.
LEIA TAMBÉM: Setor imobiliário – os bons tempos estão de volta