A companhia aérea chilena Latam Airlines, resultado da fusão entre a Lan e a Tam, apresentou seu plano de recuperação judicial neste fim de semana.
O plano, que foi adiado cinco vezes, precisa da aprovação de dois terços dos credores para ser concluído, e já possui a aprovação de 71% de seus credores, segundo Roberto Alvo, CEO Global da empresa.
Dessa forma, uma aquisição por parte da Azul (AZUL4), fica mais distante.
Segundo o plano divulgado, a reorganização prevê a injeção de US$ 8,19 bilhões por meio de capital novo, títulos conversíveis e dívida. A recuperação judicial da companhia está sendo julgada pela justiça de Nova York. O tribunal deverá aprovar o plano até o dia 27/01, e os credores até março de 2022.
Uma das interessadas na compra da totalidade ou de parte da Latam é a Azul. Porém, segundo o presidente da aérea brasileira, a companhia está fora, por enquanto. Caso o plano não seja aprovado pelos credores da Latam, a Azul pode aparecer com uma proposta melhor e seduzir os credores.
E Eu Com Isso?
Muito prejudicado pela pandemia, o setor aéreo pode passar por um momento de consolidação, como é comum em momentos de crise.
Contudo, a apresentação do plano de recuperação da Latam parece agradar seus credores, o que afasta, pelo menos por hora, a aquisição por parte da Azul.
Esperamos uma reação negativa nas ações da companhia AZUL4, mas a forte queda de sexta-feira pode amenizar a reação no pregão de hoje, com a amenização das preocupações com a nova variante do Covid-19.
Segundo Alvo, CEO global da Latam, a proposta que a Azul apresentou era “incompleta e insuficiente”, sem dar mais detalhes sobre o assunto. Já segundo o CEO da Azul, a proposta da companhia é a melhor para os credores, e não para os acionistas, sendo o motivo por ter sido considerada incompleta pela chilena.
Vemos uma possível compra da Azul como positiva para a companhia, podendo se tornar uma consolidadora do setor, e se fortalecendo para uma retomada. Atualmente, a Latam é a maior companhia do setor no país.
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