Levante Ideias - E-commerce

Comércio eletrônico no Brasil sente os efeitos da inflação

Mesmo com a forte competição no comércio online e com a forte expansão dos marketplaces, a inflação do comércio eletrônico no Brasil já é de 18,76% considerando o período de janeiro a outubro, acima do IPCA e do IGP-M.

A queda de 9% nos preços do online, resultante das ofertas da Black Friday em novembro, diminuiu esse aumento nos preços, porém ainda mantêm uma alta acumulada de cerca de 9,8% no ano, superando a prévia do IPCA para o mesmo período de 9,5%.

Passada a Black Friday, foram observados novos reajustes nos preços de cerca de 2,4% em relação a outubro, segundo o Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo). Ainda segundo o Ibevar, os produtos com maior demanda seguem mais caros, como TVs, celulares, notebooks e eletrodomésticos.

Produtos que têm uma oscilação de preços muito forte também têm sido deixados de lado pelo consumidor, que enxerga nessa categoria um risco maior de compra, já que ele pode comprar hoje e o mesmo produto ficar mais barato amanhã.

As classes de renda mais baixa têm contribuído menos para o avanço das vendas online nos últimos meses, com as classes A e B ampliando de forma mais expressiva sua participação nas compras pelos canais digitais, de cerca de 10% para 16,5% da cesta de compras no comparativo entre o 3T21 e o 3T20. A classe C já tem um avanço menos expressivo, de 8% para 9,6%, segundo a Kantar Consultoria.

E Eu Com Isso?

Embora houvesse grande expectativa de que as vendas da Black Friday compensassem as margens do 3T21 abaixo do esperado pelas varejistas, dados divulgados por empresas de pesquisas indicaram uma Black Friday também mais fraca, com a piora do cenário macroeconômico, resultando na alta da inflação e da taxa de juros.

Por conta disso, foi observado um movimento de descontos menores pelas varejistas, com a inflação de eletrônicos apresentando uma alta de aproximadamente 25% no acumulado de dois anos.

As varejistas Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3) e Lojas Americanas (LAME4) têm apostado agora nas vendas de Natal, embora já considerem vendas menores por conta do cenário macro, pesando fortemente para o setor.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Black Friday fraca leva varejo a apostar no Natal.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.