O Atacadão, do grupo Carrefour (CRFB3), começou em julho a vender on-line no Brasil. A venda está sendo feita para pessoas físicas e empresas e começou a funcionar em determinadas praças, como São Paulo, interior e litoral do Estado, além de outras principais capitais do país.
Inicialmente, há venda de produtos de fornecedores da companhia pelo site, em lojas instaladas dentro da plataforma do Atacadão, e de algumas cadeias de atacado regionais. A entrega da compra feita em atacadistas listadas na loja virtual é feita diretamente pelo distribuidor ao revendedor e ao consumidor.
Já a Alpargatas inaugurou na última quinta-feira (16) um novo centro de distribuição na cidade de Extrema (MG), fruto de um investimento de aproximadamente 3 milhões de reais. O objetivo da companhia com o novo espaço é atender à demanda crescente do comércio eletrônico e a operação multicanal. A Alpargatas é a dona da Havaianas, uma das marcas mais conhecidas de chinelos/sandálias do Brasil.
As evidências de que o comércio online veio para ficar estão cada vez mais fortes. Dessa forma, vemos como positivas os movimentos do grupo Carrefour (CRFB3) e Alpargatas (ALPA4) e esperamos por um impacto positivo no curto prazo em suas ações.
A operação de atacado do Carrefour, com o Atacadão, representa cerca de 65 por cento da venda do grupo e o varejo, com supermercados e hipermercados, responde por 35 por cento.
Como seu principal concorrente Assaí, ainda não faz vendas on-line, este movimento do Carrefour pode inclusive pressionar negativamente as ações do grupo Pão de Açúcar (PCAR3), dono do Assaí.
No fim de junho, o Carrefour chegou a mencionar, sem dizer datas, que iria iniciar uma nova plataforma on-line para o braço de atacarejo, utilizando já a estrutura de logística e abastecimento da empresa, e também em parcerias com distribuidores.
A Alpargatas (ALPA4) já tinha uma base de armazenamento de produtos em Extrema (MG), em operação desde o ano passado, que ocupava uma área de 5 mil metros quadrados. Com a nova unidade, a Alpargatas passa a ocupar de forma definitiva um espaço de 13 mil metros quadrados.
O mercado tem colocado um prêmio nas ações vinculadas ao comércio eletrônico no Brasil, especialmente em meio ao cenário de pandemia, que acelerou as transformações em curso e alterou os hábitos de consumo de parcela da população. Com a “digitalização” do varejo, a tendência é que a sua fatia no varejo total seja cada vez mais representativa.
Este ponto foi reforçado com os surpreendentes dados de vendas online aumentando em 137,35 por cento. Esse crescimento foi divulgado em 30 de junho e se refere aos dados registrados no mês de maio, se comparados ao mesmo mês do ano passado.
O principal catalisador para as ações do Carrefour (CRFB3), Pão de Açúcar (PCAR3) e Alpargatas (ALPA4) é a recuperação nas vendas do varejo, que apresentaram forte recuperação do mês de maio: alta de 13,9 por cento em relação a abril, maior resultado da série histórica.
–
* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.