Denise Campos de Toledo EECI

Cenário mais nebuloso em meio à onda de maior otimismo

O cenário benigno da economia, que colocou o mercado em um embalo mais favorável, ficou um pouco nublado nos últimos dias. É uma fase de divulgação dos balanços, que provoca oscilações nas expectativas, principalmente no exterior. Mas, por aqui, também temos oscilações por dados setoriais, previsões para os juros e até estimativas de possíveis impactos da reforma tributária sobre os vários setores, fora as variações de preços de commodities no mercado internacional. No exterior, o mercado ainda aguarda a reunião da próxima semana do FOMC. O Federal Reserve, após uma pausa, deve voltar a elevar as taxas em 0,25 ponto, sinalizando que futuros passos vão depender do acompanhamento dos indicadores. Apesar de alguns dados de atividade e o próprio recuo da inflação terem aberto a possibilidade de menos ajustes dos juros. Cenário ainda a ser confirmado. Claro que decisões do FED também têm impacto por aqui.

No âmbito doméstico, o recesso parlamentar esfriou um pouco o ânimo quanto ao avanço das pautas econômicas. A aprovação do arcabouço pela Câmara, com revisão de novas exceções aos gastos, propostas pelo Senado, ficou para agosto. Também ficou para o próximo mês a votação do Projeto do Carf no Senado e o início das discussões, pela Casa, da PEC da Reforma Tributária aprovada na Câmara.

Outro fator que mexeu com as expectativas foram os dados de atividade de maio, com tombo das vendas do comércio, queda de 2% no IBC-Br no mês e de 3% no monitor do PIB-FGV. Isso em meio a um ciclo de revisão pra cima das projeções do PIB deste ano, como tem mostrado o relatório semanal Focus. O governo, no Boletim Macrofiscal, elevou a previsão do Produto Interno Bruto de 2023 de 1,9 para 2,5%.

Essa revisão otimista das projeções teve muita relação com o avanço surpreendente de 1,9% do PIB do primeiro trimestre, quando se esperava algo bem mais modesto. Só esse avanço, pelo carregamento, já assegura expansão de mais de 2% no ano. A questão é que o resultado veio muito do agro, com a safra recorde de grãos. Passado o período mais forte de colheita da soja, ficou a base de comparação mais elevada, que já dificulta a manutenção ritmo. Além disso, há travas na expansão da atividade, como o endividamento e a inadimplência elevados, que o governo tenta minimizar com o Desenrola. Programa que, além de limpar o nome de quem tem débitos atrasados de cem reais, ainda vai facilitar a renegociação das dívidas com atraso de até R$ 20 mil. A reorganização das finanças pode liberar esses devedores para retomarem planos de consumo. E ainda tem os juros básicos impactando o custo do crédito, de investimentos e os vários ramos de atividade. São condições que explicam a instabilidade do crescimento e o movimento desigual entre os setores,

O esperado início dos cortes da Selic, em agosto, deve trazer algum alívio neste cenário. A combinação da previsão de inflação mais baixa com a perda de ritmo da economia reforça inclusive a possibilidade de um corte de 0,50 ponto, justificável até pelo atraso da flexibilização. Com o posicionamento cauteloso de Roberto Campos Neto, é possível que a redução fique em apenas 0,25. A conferir qual será o posicionamento do Comitê, agora com dois novos integrantes, especialmente, Galípolo, ex-secretário da equipe do Ministério da Fazenda, alinhado às críticas contra o aperto monetário. 

De qualquer modo, já há algum tempo o mercado, via curva de juros, vem incorporando alívio maior da política de juros, que recomenda um reposicionamento ou avaliação mais cuidadosa dos investimentos em renda fixa.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.