Congresso nacional EECI Levante Ideias de Investimentos

Cancelamento insuficiente

No cenário político, investidores seguem dando maior atenção ao dilema criado em torno do Orçamento de 2021, aprovado com estimativas de gastos desalinhadas com a realidade em termos de execução. Foi criado um rombo orçamentário de cerca de 30 bilhões de reais (estimativas da equipe econômica e de órgãos do próprio Congresso) ao subestimar gastos obrigatórios e destiná-los a emendas parlamentares.

Nesse contexto, equipe econômica, Planalto e Congresso tem perdido o sono negociando uma solução viável para o orçamento, tanto do ponto de vista jurídico – uma vez sancionada a lei orçamentária, não se pode alterá-la – quanto do ponto de vista político – o aumento das emendas parlamentares fez parte de um acordo firmado entre Executivo e Legislativo para a aprovação da PEC Emergencial no início deste ano.

Relator da peça orçamentária, o senador Márcio Bittar (MDB-AC) veio a público nesta quarta (31) anunciar que vai cancelar 10 bilhões de reais dos 29 bilhões destinados às emendas de relator. Apesar do gesto ser positivo, ele ainda é insuficiente para cobrir as despesas obrigatórias canceladas e que precisam ser recompostas.

Participou ativamente das negociações a nova ministra da Secretária de Governo, Flávia Arruda (PL-DF), que entrou em campo antes mesmo de ter tomado posse para resolver a crise orçamentária. O governo trabalha para, em um desfecho ideal, não ter de realizar vetos no Orçamento – mas a equipe econômica entende que, caso seja necessário, deve-se realizar a retirada de trechos do texto final e, em seguida, enviar um projeto de crédito suplementar recompondo as despesas obrigatórias.

E Eu Com Isso?

O embate sobre o orçamento tem gerado certo desgaste entre as partes. Nesta quarta, o ministro da Economia, Paulo Guedes, sinalizou que Bolsonaro deveria vetar parcialmente o projeto de lei, sob risco de, aprovando-o integralmente, ter de lidar com um processo de impeachment. A declaração desagradou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que trabalha pela sanção do texto sem nenhum veto presidencial e disse que Guedes quis fazer “terrorismo”.

Ao cancelar os 10 bilhões de emendas de relator, Márcio Bittar sinaliza que fez sua parte para reduzir as insuficiências no Orçamento. No raciocínio do senador, os outros 20 bilhões de reais, aproximadamente, são fruto do acordo firmado entre Legislativo e Executivo, não sendo, portanto, sua responsabilidade trabalhar para solucionar esse impasse. A mensagem é clara: por não ter atualizado suas projeções, agora a equipe econômica deve trabalhar para encontrar uma saída para as despesas subestimadas e ainda honrar o acordo feito com deputados e senadores.

A temática tem sido o ponto central de atenção do mercado no que se refere à política. Negociações devem seguir durante o feriado e a expectativa é de resolução do imbróglio na semana que vem. Caso o resultado seja considerado um revés do ponto de vista fiscal, espera-se alguma realização nos mercados, principalmente no dia do anúncio.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Orçamento e trocas ministeriais.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.