A Camil Alimentos, líder na venda de arroz e feijão no país, anunciou a aquisição da Silcom, empresa uruguaia de alimentos. A aquisição foi realizada através de sua subsidiária Saman e o valor não foi divulgado.
A Silcom atua no Uruguai desde 1975, sendo a líder em frutas secas, legumes, sementes, molhos e azeites, sendo a La Abundancia sua principal marca, com alto reconhecimento no mercado uruguaio, segundo a companhia. A aquisição ainda inclui uma planta industrial própria em Montevidéu e frota de caminhões utilizada na distribuição de seus produtos.
A conclusão da transação ainda deve ser aprovada pela Comissão de Promoção e Defesa da Competência do Uruguai, o “Cade uruguaio”. Não vemos empecilhos na operação, que deve ser aprovada tranquilamente.
E Eu Com Isso?
A aquisição da Silcom vai em linha com a estratégia da companhia de diversificar mais seus produtos, entrando em novas linhas e fortalecendo sua posição no país vizinho. Com a distribuição direta da companhia, atendendo atualmente mais de 5 mil clientes, a Camil poderá utilizar essa rede para a distribuição de novos produtos futuramente. Também vemos como positivo o fortalecimento da Camil no segmento de produtos saudáveis, mercado que vem apresentando altas taxas de crescimento.
Apesar de positiva, a operação não deve trazer impactos nas ações CAML3 no curto prazo, visto o tamanho da transação para a companhia. Segundo o fato relevante, a Silcom fatura anualmente 23 milhões de dólares, enquanto a Camil teve uma receita líquida de 7,4 bilhões de reais em 2020.
A Camil é muito agressiva em projetos de M&A, e finalizou o 2T21 (ano-safra) com uma alavancagem de 1,6x Dívida Líquida/EBITDA, sinalizando que ainda há espaço para adquirir outras empresas. Recentemente, a empresa adquiriu uma companhia de arroz no Equador e entrou no segmento de massas e café no Brasil.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—