Levante Ideias - Comissão Especial Pablo Valadares

Câmara retoma reforma tributária

Como antecipei na semana passada, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou nesta terça (14) que vai retomar o debate sobre a reforma tributária no Congresso. Maia já havia declarado que pretendia trazer a pauta à tona novamente nesta semana, com ou sem o Senado Federal, e marcou sessão especial da Câmara sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45 para a quarta-feira (16), às 10h, com o intuito de organizar um novo cronograma para o projeto.

Após pressionar – sem sucesso – o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para que a comissão mista (formada por deputados e senadores) fosse retomada, Maia decidiu promover o debate somente entre deputados e acabou desagradando senadores. Segundo Maia, Alcolumbre estaria com dificuldades para fazer a comissão mista retomar seu funcionamento: “Queríamos comissão mista, mas pelo que entendi, o Senado ainda não tem condições de retomar debate.”

Do lado de Alcolumbre, interlocutores afirmam que não houve nenhuma conversa mais profunda sobre o tema e que Maia resolveu agir de maneira unilateral. Ainda, aliados do presidente do Senado argumentam que já estava implícito que as atividades da comissão mista voltariam em agosto, junto com as atividades presenciais do Legislativo.

Seguimos com uma visão positiva sobre a reforma tributária e seu avanço neste segundo semestre. Maia gostaria de tê-la votada e aprovada até o fim de seu mandato, em dezembro, por isso tenta acelerar os trabalhos. Os desentendimentos com os senadores, porém, podem causar maiores dificuldades no avanço da pauta, ou mesmo fazer com que ela seja aprovada na Câmara, mas ignorada posteriormente no Senado.

Será necessário um alinhamento entre as duas Casas para que, não havendo grandes empecilhos (como, por exemplo, a inclusão de tributos altamente impopulares) no caminho, a proposta possa avançar e ser aprovada na Câmara ainda em 2020, para – por fim – tramitar e ser aprovada no Senado no primeiro semestre de 2021.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Finalização do Renda Brasil

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Cosan
E eu com isso

Fundo da Cosan amplia portfólio

A Cosan (CSAN3), veículo de investimento (holding) com foco em energia, agronegócio e infraestrutura que controla empresas como Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3), anunciou via

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Acordo para precatórios

Após uma série de discussões de bastidor, os Três Poderes vão caminhando em direção a uma solução para os precatórios no Orçamento de 2022. A

Read More »
Levante Ideias - Evergrande
E eu com isso

A Evergrande não é tão grande

O conglomerado chinês Evergrande (3333.HK) pode, sem exagero, ser considerado um império. É a segunda maior incorporadora chinesa. Emprega 200 mil pessoas e gera 3,8

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.