salvar brasil

Finalização do Renda Brasil

Após a prorrogação do auxílio emergencial por mais dois meses, o Planalto agora se organiza para finalizar o Renda Brasil, o novo programa de renda, e apresentá-lo daqui cerca de um mês. Bolsonaro e a equipe econômica não querem que o auxílio emergencial seja estendido novamente sem que haja uma reformulação dos programas assistencialistas, ou mesmo que o Congresso aprove uma proposta parecida de autoria própria.

Diante do recente aumento do desemprego brasileiro, reflexo da pandemia, o governo aposta na estratégia de criar uma rede permanente – e mais geral que os programas atuais, mais focalizados – de apoio à população de baixa renda e trabalhadores informais.

A expectativa é que o texto seja entregue ao Congresso até o meio de agosto, quando está prevista a retomada de sessões presenciais nas casas legislativas. A ideia inicial é extinguir/fundir programas pouco eficientes atualmente, como o abono salarial, seguro defesa e salário família. A equipe econômica garante, também, que não haverá a criação de despesas adicionais com o programa.

Diversos economistas estudam os impactos de políticas públicas mais ou menos focalizadas; mais ou menos assistencialistas, havendo literatura especializada demonstrando que, quando bem implementados, programas de auxílio a classes mais pobres tendem a gerar efeitos econômicos positivos, principalmente por diminuir os níveis de pobreza extrema e pobreza.

É importante unificar todos os programas para torná-los mais eficientes, e o pagamento do auxílio emergencial dá a oportunidade de o governo colocar novamente à tona essa discussão. O programa deve, também, focar na inclusão produtiva para que os trabalhadores beneficiados possam, no médio prazo, incrementar sua renda e alcançar autonomia.

Do ponto de vista político, o Renda Brasil pode ser uma marca do governo Bolsonaro, aumentando sua popularidade também no eleitorado mais pobre do Norte e Nordeste, regiões onde é mais distribuído o auxílio emergencial.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Um novo Ministério da Segurança Pública

 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

E eu com isso

STF decide reeleição

Como esperado, já se iniciou o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) para definir se os presidentes da Câmara e do Senado podem concorrer à

Read More »
eletrobras
E eu com isso

Privatização da Eletrobras

Uma das medidas mais urgentes para conter o avanço da dívida pública nos próximos anos é a venda de ativos e privatizações por parte do

Read More »
E eu com isso

Aquisição do Grupo Dasa

Na quinta-feira (03), após o fechamento do mercado, o grupo Dasa (DASA3) comunicou a aquisição do Grupo Leforte, dono de três hospitais e de cinco

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel