Um dos maiores escritórios de agentes autônomos do Brasil, a Acqua-Vero, optou por trocar sua parceria com a XP (NASDAQ:XP) por uma nova parceria com BTG (BPAC11), em um movimento que promete intensificar ainda mais a disputa por agentes autônomos no mercado.
A Acqua-Vero possui mais de 8,3 bilhões de reais sob gestão em sua base de 20 mil clientes. Em sua nova parceria, o BTG fica com 49 por cento do negócio, em troca, a Acqua-Vero passa a se tornar uma corretora de valores, podendo utilizar a infraestrutura do banco além de ser dona de todos os novos clientes que conquistar com sua marca.
Ao longo do último ano, a XP tem intensificado seus esforços de retenção dos agentes autônomos, oferecendo ações da companhia sem custos ao longo do contrato em troca de períodos mais longos e exclusivos com os agentes autônomos. Para acabar de fazer a mudança, a Acqua-Vero terá que cumprir aviso prévio de 60 dias, além de ter que devolver o investimento feito pela XP e pagar multa rescisória.
E Eu Com Isso?
Apesar dos ativos sob custódia da Acqua-Vero não representarem tanto assim dos mais de 715 bilhões de reais reportados pela XP no 1T21, acreditamos que a notícia é negativa para a companhia por evidenciar ainda mais o aumento na competitividade no setor em que ela é líder e consequentemente tem mais a perder. O escritório já é o quarto a trocar a XP pelo BTG, seguindo o caminho da EQI, Lifetime e Arton Advisors.
Para o BTG (BPAC11) enxergamos a notícia como positiva, pois mostra que o banco tem conseguido apresentar propostas de valor mais atraentes para os agentes autônomos, podendo assim crescer ainda mais suas receitas com corretagem.
Vale ressaltar que mesmo considerando a competitividade, o mercado como um todo tem se expandido com ambas as empresas apresentando crescimento forte ao longo de 2020 e 1T21. Quem mais tem se beneficiado do aumento competitivo são os agentes autônomos, uma vez que vem ganhando cada vez mais poder de barganha com as grandes corretoras, que por sua vez se veem obrigadas a gastar cada vez mais para conseguir grandes escritórios.
Acreditamos que o mercado de investimentos brasileiro ainda tem forte potencial de crescimento. Tanto a XP quanto o BTG têm focado seus esforços em conseguir clientes tanto por meio de assessorias como de forma direta, mais recentemente ambos lançaram seus bancos digitais com o objetivo de fidelizar ainda mais seus clientes e conseguir captar os recursos de seus principais competidores, os grandes bancos.
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