O BTG Pactual (BPAC11) comunicou ao mercado nesta quarta-feira (13) que pretende realizar uma oferta subsequente de ações (follow-on), com a emissão de 22,22 milhões de novas ações (primária) do tipo units no valor total de 2,03 bilhões de reais.
O período de reserva do follow-on foi definido entre os dias 14 e 20 de janeiro, com a definição do preço no dia 21 do mesmo mês. Segundo o banco, os recursos levantados tem como finalidade investimentos em seu banco digital BTG+ e realizar novas aquisições.
E Eu Com Isso?
Acreditamos que a notícia deve ter pouco impacto no preço das ações do BTG Pactual (BPAC11) no curto prazo, uma vez que a oferta representa menos de 2 por cento do valor de mercado atual da companhia de 102 bilhões de reais.
Enxergamos com bons olhos a notícia uma vez que o banco vem conseguindo investir de maneira inteligente tanto em aquisições quanto em desenvolvimento próprio de serviços digitais, com o lançamento do banco digital BTG+.
O anúncio da oferta vem em um momento oportuno para o banco, as ações da companhia seguem próximas a sua alta histórica e o mercado cada vez mais enxerga o BTG como uma empresa de tecnologia, o que por sua vez eleva os múltiplos de suas ações.
O banco vem cada vez mais se empenhando para oferecer serviços digitais no varejo, com foco nos investimentos e em seu banco digital, movimento semelhante ao visto na XP, que já oferece uma plataforma digital de investimentos e pretende lançar um portfólio completo de serviços bancários ainda esse semestre.