Levante Ideias - Braskem

Braskem (BRKM5) – Resultado do primeiro trimestre de 2020

A Braskem (BRKM5) divulgou o resultado do primeiro trimestre de 2020. Os números vieram em linha com as expectativas em termos de receita líquida, mas abaixo do esperado em termos de Ebitda e lucro líquido.

A receita líquida de vendas caiu 3 por cento entre janeiro e março deste ano ante o mesmo período do ano passado, chegando a 12,6 bilhões de reais. Na comparação com o quarto trimestre de 2019, a receita foi praticamente a mesma.

Do lado negativo, o Ebitda recorrente decepcionou, seja em dólar ou em real. Em dólar, a queda foi de 34 por cento na comparação anual. Em real, a queda foi de 22 por cento. A queda do Ebitda foi em função de menores spreads no mercado internacional.

A empresa também reverteu lucro líquido atribuível aos acionistas de 928 milhões de reais no primeiro trimestre de 2019 em prejuízo de 3,65 bilhões no mesmo período de 2020. O prejuízo também é 25 por cento maior na comparação com o quarto trimestre do ano passado, quando as perdas chegaram a 2,9 bilhões de reais.

Assim como nas empresas de papel e celulose, por exemplo, o prejuízo ocorreu em função, principalmente, do impacto da variação cambial do período já que a empresa possui dívida em moeda estrangeira, além do ciclo de baixa do setor petroquímico que sofre com a queda da demanda provocada pela Covid-19.

Após os fracos números reportados no trimestre, esperamos uma reação do mercado levemente negativa no preço das ações da Braskem (BRKM5) no curto prazo.

Entre janeiro e março, o Ebitda recorrente da companhia atingiu 1,31 bilhão de reais, queda de 22 por cento em relação a 1,68 bilhão registrado no mesmo período do ano passado. Na comparação com o quarto trimestre de 2019, quando chegou a 993 milhões, houve alta de 32 por cento. Em dólar, o Ebitda recorrente da Braskem foi de 294 milhões de dólares no primeiro trimestre deste ano, queda de 34 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado.

Já o resultado financeiro ficou negativo em 6,254 bilhões de reais no primeiro trimestre, ante perdas de 923 milhões reportadas um ano antes. A alavancagem da companhia, medida pela relação dívida líquida/Ebitda em dólares, passou de 4,7x em dezembro para 5,8x no fim de março.

Segundo o presidente da Braskem, Roberto Simões, a empresa segue focada na disciplina na alocação de capital como forma de manter a sua posição robusta de caixa. A empresa já cortou o valor que seria investido neste ano de 721 milhões de dólares para aproximadamente 600 milhões de dólares.

Desde a mínima no dia 23 de março, as ações da Braskem acumulam uma impressionante alta de 191,8 por cento contra 43,2 por cento do Ibovespa.

Em fevereiro iniciou-se uma conversa sobre uma possível migração das ações da Braskem para o Novo Mercado da B3. Entretanto, o diálogo ainda não ganhou corpo, mas a listagem no Novo Mercado pode melhorar a imagem da Braskem diante do desgaste de sua controladora Odebrecht e facilitar o processo de venda da empresa, inclusive com a saída da Petrobras do capital da empresa. No final de maio, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, disse que acredita ser viável vender a fatia da estatal na Braskem entre o fim deste ano e o início de 2021.

O principal catalisador das ações da Braskem é um evento: a venda da empresa, com a saída da Odebrecht e da Petrobras.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Alupar (ALUP11): Resultados do primeiro trimestre de 2020

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.