Em fato relevante divulgado na sexta feira (23), o Bradesco (BBDC4/BBDC3) anunciou ao mercado a criação de um novo programa de recompra de ações. Com ele o banco poderá adquirir até 97,191 milhões de ações, o que representa cerca de 1 por cento das ações totais em circulação.
O novo programa marca uma nova postura do banco quanto a esse tipo de medida, anteriormente as recompras de ações eram feitas de forma pontual e menor volume, em geral com a intenção de adquirir ações para remuneração de executivos. Agora, o banco deixou claro que usará essa forma também para realizar gestão de seu capital e aumentar a remuneração para seus acionistas.
Os bancos utilizam uma série de índices para medir sua exposição a risco e liquidez, a utilização da recompra de ações é uma forma de calibrar esses indicadores, garantindo uma gestão adequada do capital do banco.
E Eu Com Isso?
Acreditamos que a notícia é positiva para os acionistas do Bradesco pois mostra que a companhia tem se mostrado preocupada em ter índices saudáveis e ao mesmo tempo remunerar seus acionistas. Esperamos impacto positivo no preço das ações da companhia (BBDC4/BBDC3) no curto prazo.
Mesmo após divulgar boas projeções (guidance) para 2021, as ações dos bancos têm sofrido no começo do ano, devido aos atrasos na vacinação e uma possível maior deterioração da economia que pode impactar fortemente a inadimplência.
As ações PN do Bradesco acumulam queda de 4,3 por cento em 2021, comparado à alta de 1,3 por cento no Ibovespa no período.
Como todo o setor aumentou o prazo dos pagamentos de seus empréstimos, ainda se tem pouca visibilidade de uma possível provisão para perdas, efeito que pode ocorrer no segundo semestre do ano.
O Santander Brasil (SANB11) inicia a temporada de resultados dos bancos nesta quarta-feira (28), seus números devem evidenciar como foi a dinâmica do setor como um todo no primeiro trimestre do ano, impactando provavelmente todas as ações do setor. O Bradesco (BBDC4/BBDC3) anunciará seu resultado do 1T21 na quarta-feira da semana seguinte (5 de maio).
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!
—