O movimento de bancos criarem marketplaces para tentar expandir seu relacionamento com sua base de clientes, tem como seu principal expoente o Inter (BIDI11), porém atualmente boa parte dos principais nomes do mercado já vem adotando essa prática.
A ideia das instituições é engajar cada vez mais seus clientes, trazendo cada vez mais seu consumo para dentro de suas plataformas, melhorando não só a lealdade dos clientes, bem como trazendo receitas extras em um ambiente cada vez mais competitivo no setor.
Entre os grandes bancos, o Bradesco (BBDC4) parece ter saído na frente, com uma proposta similar ao Inter em seu banco digital Next.
O banco criou seu marketplace e já o expandiu para sua base de clientes inteira. O Santander (SANB11) e o Itaú (ITUB4) estão reestruturando suas áreas para criação de ofertas em linha com essa nova tendência do mercado.
E Eu Com Isso?
A nova tendência, com bancos entrando no varejo, reforça as novas estratégias que vêm sendo implementadas pelos bancos digitais, em especial o Inter (BIDI11), colocando os grandes bancos em uma posição de atraso mais uma vez, como já houve com outras tendências.
Para os grandes bancos, essa estratégia também surge como uma oportunidade. A entrada de bancos digitais com gratuidades nas tarifas vem prejudicando as receitas de serviços devido ao aumento da competitividade.
A entrada no varejo abre possibilidade para explorar uma nova linha de receita, que se utiliza da vasta base de clientes, algo que as fintechs e bancos digitais ainda estão expandindo.
Os impactos nas ações dos grandes bancos, Bradesco (BBDC4), Santander (SANB11) e Itaú (ITUB4), ainda é incerta, pois o ganho de receita e fidelização dos clientes em meio ao ambiente competitivo ainda não mostrou resultados.
Acreditamos que o banco que conseguir melhor implementar a estratégia, conectando com seus programas de fidelidade de cartão, vasta oferta de produtos e marcas, além de qualidade aplicativo e experiência de compra poderá ter ganhos expressivos no longo prazo.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—