O Banco Pan (BPAN3), controlado do BTG Pactual (BPAC11), está realizando uma fusão com a Mosaico (MOSI3), empresa de tecnologia que é dona dos sites de comparação de preços Buscapé, Zoom e Bondfaro.
A operação ocorrerá via troca de ações, com uma proporção de troca de 0,8 ação do Banco Pan para cada ação da Mosaico.
Haverá ainda, um bônus de subscrição com valor de face de R$ 4 que será pago caso as ações do Pan fechem acima de R$ 24 por três pregões seguidos nos próximos 30 meses.
Nesse caso, o prêmio pode chegar a 43%. A princípio, cada acionista da Mosaico ficará com uma participação de 7,9% no Pan, podendo subir para 9,2% caso o bônus seja exercido.
O Banco Pan e a Mosaico possuem hoje valores de mercado de R$ 9,48 bilhões e R$ 3,20 bilhões, respectivamente. A Mosaico realizou seu IPO em fevereiro deste ano, quando captou quase R$ 1 bilhão e lançou recentemente uma plataforma de cashback com o objetivo de aumentar a participação da Mosaico na fase final do funil de compras, tornando a experiência dos usuários mais completa.
O lançamento do cashback teve como parceiro financeiro o BTG Pactual, responsável pela operação da carteira virtual (wallet) do serviço.
Além disso, as plataformas e canais de distribuição da Mosaico também oferecem serviços financeiros, bancários e de seguros pelo BTG.
No mês passado, a Mosaico ainda divulgou a aquisição de ações de emissão da companhia pelo BTG, que detém hoje uma fatia de 13,31% da Mosaico. A previsão para a conclusão da transação entre Pan e Mosaico é de 90 a 120 dias.
E Eu Com Isso?
A transação faz parte da estratégia do Banco Pan para acelerar seu marketplace, com a Mosaico passando a oferecer produtos do banco para seus mais de 22 milhões de usuários que acessam seus sites mensalmente.
Ademais, o Banco Pan (BPAN3) expandirá seu funil de vendas e aumentará suas competências em tecnologia através da Mosaico.
Portanto, entendemos a transação como positiva para ambas as companhias, de modo que esperamos impacto positivo nas ações do Banco Pan (BPAN3) e da Mosaico (MOSI3) no curto prazo.
O Pan já possui uma parceria com a Méliuz para emissão de cartões, que corresponde a cerca de 10% dos cartões emitidos pelo banco. A parceria com a Méliuz permanece, porém o foco total do Pan agora é na Mosaico.
O banco passará a contar com ferramentas de varejo diversas como comparador e alertas de preço e crediário digital, sem precisar desenvolver tais ferramentas internamente.
Em contrapartida, o banco beneficiará a Mosaico levando tráfego para os seus sites. Com uma baixa de mais de 30% nas ações desde seu IPO, um dos principais desafios da Mosaico tem sido identificar totalmente o perfil do tráfego da plataforma.
As plataformas de comparação de preços também têm perdido participação para outros portais de cashback concorrentes.
Nesse sentido, a fusão com o Pan beneficiará a Mosaico por começar a canalizar clientes identificados de seu próprio aplicativo, enquanto adiciona seus próprios produtos financeiros que provavelmente aumentarão os níveis de engajamento.
Guilherme Pacheco, chairman da Mosaico, irá para o conselho de administração do banco, já José Guilherme Pierotti, cofundador da Mosaico, será head de e-commerce do Pan, enquanto José Guilherme Pierotti, também sócio da Mosaico, será diretor de e-commerce do banco.
A aquisição da Mosaico é a segunda aquisição do banco em menos de um mês, que comprou recentemente 80% da Mobiauto, para consolidar sua atuação em financiamento de automóveis no mercado digital.
A tendência de reforçar o marketplace vem se consolidando e tem como exemplo o Banco Inter que impulsionou seu marketplace através da parceria com a VTEX, combinando compras com serviços bancários.
Por fim, observamos que a estratégia de integração de banking e varejo agrega muito mais valor aos usuários.
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