Levante Ideias - Presidente da câmara Rodrigo Maia

Balanço sobre a Comissão Especial

Balanço sobre a Comissão Especial

Nesta quarta-feira (8), o ministro da Economia, Paulo Guedes, compareceu à audiência pública na Comissão Especial da Reforma da Previdência para responder questionamentos de deputados. O balanço: as expectativas eram altas, devido ao episódio de quando o ministro foi à CCJ e sofreu diversas críticas da oposição – gerando muito tumulto.

Dessa vez, o governo adotou a estratégia para blindar Guedes: buscou ocupar as primeiras cadeiras da sessão e praticamente colocou um parlamentar governista ao lado de cada oposicionista. A sessão durou pouco mais de 8 horas. O ministro voltou a defender o sistema de capitalização, a potência fiscal da reforma e admitiu, também, que o governo tem problemas de comunicação com relação à reforma. Em comparação à CCJ, o clima foi bem menos conturbado, apesar de algumas trocas de farpas.

E Eu Com Isso?

No geral, não houve grandes novidades na presença do ministro. As confusões, mais pontuais e mais para o fim da sessão, foram bem contornadas e se deram muito porque o economista acabou se exaltando. Ao final, Guedes pediu desculpas pelos excessos. Vale ressaltar a presença de Rodrigo Maia e Onyx Lorenzoni em momentos da sessão.

Com relação à defesa da reforma, essa sim foi feita de forma bastante clara e direta. O discurso inicial do ministro e de seu secretário da Previdência, Rogério Marinho, foram irretocáveis. Visaram reforçar os princípios da reforma: redução de privilégios, correção de desigualdades e responsabilidade fiscal.  

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.