Analisando dados no computador

B3 (B3SA3) divulga política de tarifas para 2020

B3 (B3SA3) divulga política de tarifas para 2020

A B3 (B3SA3) divulgou nesta segunda-feira (2) sua nova política de tarifação para os serviços no mercado de renda variável, na negociação e pós negociação no mercado à vista, central depositária e empréstimo de ativos.

Segundo a B3, “a política está alinhada com seu compromisso de compartilhar com clientes os benefícios do ganho de escala e de alavancagem operacional da Companhia, por meio do uso eficiente de mecanismos de preços que estimulem o aumento dos volumes negociados e a expansão da base de clientes pessoas físicas”.

Na parte de negociação, destaca-se a tarifação menor para investidores com volume maior bem como a sua redução automática além da criação de programas específicos para grandes players do segmento “Day Trade”.

Quanto à central depositária, foi zerada a tarifa mensal de custódia além da isenção total de tarifas no processamento de proventos financeiros para investidores com custódia inferior a 20 mil reais.

Ademais, haverá tarifas menores para o empréstimo de ativos de renda variável para negócios realizados eletronicamente.

Segundo estimativas da Companhia, “a implementação dessas mudanças teria um impacto negativo de 250 milhões na receita nos últimos 12 meses, com o segmento de negociação e pós negociação corroborando com 85 por cento do total”.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para os investidores em ações em geral, pois incentiva o aumento do volume transacionado, com redução de taxas e fomenta o crescimento da quantidade total de investidores (atualmente em 1,62 milhão de CPFs). Mas a notícia é negativa para o preço das ações (B3SA3) no curto prazo, pois a companhia estima que suas receitas seriam 250 milhões de reais menores que nos últimos 12 meses, o que representa cerca de 4 por cento da receita total no período.


* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: CVC (CVCB3): Programa de recompra de ações

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Brasília - E Eu Com Isso - Levante
E eu com isso

O tempo não para em Brasília

A semana em Brasília será bastante movimentada, mesmo com o feriado nacional de Tiradentes nesta próxima quarta-feira (21). No radar, dois acontecimentos bastante importantes do

Read More »
Lojas Renner - LREN3 - Levante Investimentos
E eu com isso

Follow-on da Lojas Renner (LREN3)

Na tarde de sexta-feira (16), a Lojas Renner confirmou o planejamento de uma oferta subsequente de ações (follow-on), em resposta à notícia veiculada mais cedo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel