Levante Ideias - Bolsonaro

Avaliação do governo melhora no fim de 2019

Avaliação do governo melhora no fim de 2019

Foi divulgada na quarta-feira (22) a rodada 145 da pesquisa de opinião CNT/MDA, a primeira de 2020. A avaliação do governo federal teve significativa melhora com relação à última rodada, realizada em agosto de 2019. O governo Bolsonaro foi avaliado positivamente por 35 por cento dos entrevistados (vs. 29 da última pesquisa), regular por 32 por cento (vs. 29), e negativamente por 31 por cento (vs. 39). No mesmo sentido, o desempenho pessoal do presidente apresentou melhoras: dos entrevistados, 48 por cento aprovam a condução de Bolsonaro à frente do Executivo e 47 por cento desaprovam. Em agosto de 2019, somente 41 por cento aprovavam o desempenho pessoal do presidente, enquanto 54 por cento desaprovavam.

Entre os que consideraram que o Brasil está melhor após um ano de governo (36,2 por cento do total), a maioria cita a melhora da economia e a diminuição da corrupção como os principais motivos para justificar o ano positivo. A pesquisa CNT/MDA entrevistou 2.002 indivíduos por meio de amostragem por cotas, em 137 municípios das 25 unidades da Federação. As entrevistas foram feitas entre os dias 15 a 18 de janeiro de 2020 e têm margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

A reversão da tendência negativa de avaliação, que vinha se desenhando durante a divulgação de pesquisas durante todo o ano de 2019, é positiva para o governo e se baseia principalmente na percepção de melhora das condições econômicas do país no segundo semestre do ano passado. Apesar da pesquisa ter pouco efeito prático para o mercado, é importante constatar que Bolsonaro voltou a ser mais bem avaliado pela população – comprovando que a economia é um driver essencial quando indivíduos são perguntados sobre o desempenho governamental. 

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Diagnóstico: primeiro ano de governo Bolsonaro

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Telecomunicação
E eu com isso

Onda de M&A na telecom

Um estudo publicado pela consultoria RGS Partners mostra que o Brasil movimentou mais US$ 92 bilhões em fusões e aquisições em 95 transações entre 2010

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Semana decisiva para os juros

A próxima semana será decisiva para a trajetória dos juros brasileiros de agora em diante. Em circunstâncias normais, o prognóstico seria de alta das expectativas

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel