Levante Ideias - Bolsonaro

Auxílio sancionado com veto: promessa mantida

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na manhã desta quinta-feira (28), a lei que garante recursos para o socorro a Estados e municípios contra a pandemia do coronavírus. Após muita negociação entre o Planalto e os demais Poderes e entes federativos, o desfecho foi o melhor possível para a equipe econômica: o dispositivo que possibilitava reajustes para servidores públicos até o fim de 2021 foi vetado.

A equipe econômica comemora a medida, já que a economia com o congelamento de salários, nestes próximos 18 meses, havia caído de 130 bilhões de reais para apenas 43 bilhões – em função de mudanças no texto após a sua tramitação na Câmara. Agora, o montante da economia volta para os parâmetros iniciais.

Antes de sancionar o socorro financeiro, porém, o governo apresentou Medida Provisória para reajustar os salários das Polícias civil, Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal – a partir de agora, iniciativas como essas não serão possíveis. O custo do reajuste no estado, contudo, não tem grande impacto fiscal (505 milhões de reais). 

Considerado um termômetro da força de Guedes (principalmente pelo tema tramitar no auge da situação entre Bolsonaro e Moro, que levou ao pedido de demissão do juiz), o veto é uma vitória da Economia e traz alívio forte para os mercados. Apesar de já saber do compromisso de Bolsonaro para barrar o reajuste – após reunião, na semana passada, com líderes e governadores –, o mercado esperava pela confirmação da promessa. 

A medida carrega enorme prudência fiscal, em um momento cujo aumento de gastos deve ser calculado com muito cuidado. O veto não deve ser derrubado em nenhuma das Casas Legislativas, com todas as partes mantendo suas promessas sobre o tema.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Guedes aliviado com acordo entre governadores

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.