Levante Ideias - Banco Central

Autonomia do Banco Central

O STF (Supremo Tribunal Federal) se prepara para julgar, a partir desta quarta-feira (25), a constitucionalidade da lei que instituiu a autonomia do BC (Banco Central).

O julgamento teve início em junho deste ano, em plenário virtual, mas vai ao plenário da Corte por causa do “destaque” pedido pelo ministro Dias Toffoli.

Já haviam votado o relator, ministro Ricardo Lewandowski – pela derrubada da lei – e o ministro Luís Roberto Barroso, pela manutenção da norma.

Como o caso muda da esfera virtual para a presencial, os dois ministros terão de votar novamente, mesmo já tendo indicado seus respectivos entendimentos sobre o tema.

A autonomia do Banco Central é questionada no STF por partidos de oposição, alegando que houve vício formal de tramitação do projeto quando aprovado pelo Congresso, em 2020.

Durante a tramitação, a proposta – de iniciativa do governo federal – foi apensada a outro projeto semelhante, de autoria parlamentar, mas apenas o último projeto foi votado.

A expectativa pelo julgamento é grande, até porque pode abrir precedente sobre outros temas que devem ser analisados pelo STF em um futuro próximo.

Há, por exemplo, uma ação que questiona se o governo pode contratar servidores por meio do regime da CLT, com base na mesma questão sobre eventual vício de tramitação.

E Eu Com Isso?

Apesar de manifestações diversas de importantes braços judiciais do governo (a Procuradoria-Geral da República se manifestou contra a lei, enquanto a Advocacia-Geral da União defendeu que o projeto é constitucional), o governo segue confiante que o plenário do STF não deve derrubar a lei de autonomia do Banco Central.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: De vento em proa | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »
Levante Ideias - Bitcoin China
E eu com isso

BC chinês proíbe criptomoedas

A semana está terminando como começou, com notícias da China provocando turbulências no mercado financeiro. A diferença, desta vez, é que a volatilidade está ocorrendo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.