Autonomia do Banco Central

A votação do Projeto de Lei que prevê autonomia formal para o Banco Central (BC) está confirmada para a semana do dia 3 de novembro. Após uma tentativa de colocar o projeto em pauta no Senado na semana passada, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), confirmou que a data prevista para aprovar a proposta é mesmo no dia seguinte ao feriado de Finados.

Já existe acordo entre líderes partidários sobre o projeto, que será votado concomitantemente a uma mudança sobre depósitos compulsórios do Banco Central – PL apresentado pela oposição, mas também acatado pelo governo, em uma rara aliança.

Ainda é de interesse de um grupo de congressistas aprovar a autonomia do BC para que seja possível efetivar a recriação do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), hoje vinculado ao Ministério da Economia. Uma vez que o presidente do Banco Central, uma vez aprovado o projeto de autonomia, vai perder status de ministro, o diagnóstico dos bastidores é que seria possível recriar o MDIC sem efetivamente aumentar o número de ministérios do governo.

Nessa esteira, também seria interessante para ambos os lados, governo e parlamentares, se houvesse uma distribuição de cargos neste recém-recriado ministério – como prevê a cartilha da boa coalizão. A recriação do MDIC é uma demanda de partidos do Centrão desde 2019 e agora torna-se possível.

Mais uma semana com tendência de poucas novidades vindas de Brasília. Deputados e senadores estão envolvidos em campanhas nas suas bases eleitorais, em um momento de reta final para as eleições municipais, marcadas para o dia 15 de novembro. Nesse contexto, a agenda legislativa deve continuar em segundo plano e eventuais impactos no mercado ficam por conta de declarações de figuras importantes e/ou algum evento extraordinário.

Já a autonomia do Banco Central deve sair na semana que vem, com potencial de reflexo positivo para as ações no dia em que a aprovação se consolidar (caso o pregão ainda esteja aberto) e também no dia seguinte. A possível recriação de um ministério não deve ter impacto para os investidores, na medida em que, ao mesmo tempo, pode ser mais um elemento que reforçará a boa relação entre o Planalto e sua base aliada.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.