Levante Ideias - Montanhas

Atenção à Powell em Jackson Hole

Atenção à Powell em Jackson Hole

A aguardada fala de Jerome Powell, o presidente do Banco Central americano, será agora pela manhã em Jackson Hole, o resort em Wyoming em que os líderes do Fed estão reunidos. Será apenas um discurso lido, sem perguntas e respostas (para não colocá-lo em sinucas). Boas chances para captar quais serão os próximos passos da política monetária dos Estados Unidos. Mesmo porque, ao que parece, nem o próprio Fed chegou a um acordo final do caminho a seguir. Três dirigentes, no entanto, já se manifestaram contra cortes de juros. Na balança ainda deve ser adicionada a possível reação de Trump, que poderá adotar políticas mais protecionistas em meio a Guerra Comercial sino-americana. Mais taxações poderão ser uma pressão extra à atuação do Fed. Na dúvida, os mercados operam no campo positivo, porém muito sensíveis às interpretações.

Guerra Comercial. A China acabou de anunciar sua nova retaliação aos EUA. Sobretaxas de 5 a 10 por cento em 75 bilhões de dólares de bens importados americanos. A expectativa é que comece em 15 de dezembro.

Brasil. O relator da reforma da Previdência, Tasso Jereissati (PSDB-CE), anunciou no fim da tarde de ontem o adiamento da apresentação do seu parecer, que estava marcado para hoje. Por enquanto, ainda não há nova data prevista. Já tínhamos comentado que temas polêmicos já vêm tirando o foco do governo, o que não é diferente agora. Dessa vez, o calendário pode sofrer atraso devido a pressões externas com a queimada na Amazônia. Bolsonaro e sua família já se envolveram em polêmicas com o presidente francês que podem ter efeitos comerciais.

E Eu Com Isso?

O clima de tensão nos mercados fará com que o dia seja negativo tanto no mercado local quanto no internacional. Com isso, esperamos um dia negativo para os ativos locais e dólar.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.