Levante Ideias - Tania Rego

As reformas a caminho

As reformas a caminho

Ao chegar de férias na segunda-feira (13), o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que tanto a proposta para a reforma administrativa quanto a proposta para a reforma tributária deverão ser encaminhadas à Câmara entre o fim de janeiro e o início de fevereiro. Segundo Guedes, Executivo e Legislativo já estariam concordes para as propostas serem analisadas pela comissão mista do Congresso.

Além da restrição à estabilidade aos novos servidores, a reforma administrativa deverá reduzir o número de funções, das atuais 180 para em torno de 30. Também deverá criar um sistema de avaliação do funcionalismo, baseado no mérito, e ampliar a diferença entre o salário no início e no fim da carreira, que hoje, em muitos casos, é de apenas 30 por cento.

No caso da reforma tributária, o governo vai encaminhá-la por meio de medidas a serem incorporadas aos projetos do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) e do ex-deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que já estão em análise no Congresso. Primeiro, seguirá a proposta de criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), reunindo os principais tributos federais, provavelmente já em fevereiro também.

Em seguida, deverão seguir as mudanças para o Imposto de Renda, que incluirão o aumento da faixa de isenção, a cobrança sobre distribuição de lucros na forma de dividendos, para as pessoas física, e a redução da carga tributária das empresas dos atuais 34 por cento para 20 por cento.

Ao comentar a estratégia de tramitação, Guedes disse que “agora, em vez de mandar uma versão das reformas com muita potência e depois o negócio ser esfacelado, a calibragem está sendo feita antes.”, disse Guedes. Isso mostra que o ministro voltou de férias mostrando que 2019 foi um ano importante no aprendizado do trato com o Legislativo. 

▲ A notícia é positiva para a Bolsa

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: 5 Medidas Para Depois da Reforma da Previdência

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.