Levanate Ideias - Bitcoin

As ondas de Elliott e o Bitcoin

Ralph Nelson Elliott (1871-1948) foi um contador, executivo e pesquisador americano. Começou a trabalhar muito cedo no departamento de contabilidade de uma ferrovia, e teve uma carreira internacional muito bem-sucedida, trabalhando no México e na Nicarágua.

No início da década de 1930, se aposentou por motivos de saúde. Muitos usariam a aposentadoria para cuidar do jardim. Elliott dedicou-se a analisar 75 anos de movimentações do mercado de ações, observando padrões de comportamento dos preços em períodos anuais, mensais, semanais, diários e, a partir de cálculos próprios, nas movimentações de hora em hora.

O resultado foi o princípio do que hoje é conhecido como análise técnica.

Em 1938, ele publicou o livro “O princípio das ondas”, (“The Wave Principle”), onde apresentava a conclusão de que qualquer preço em um mercado razoavelmente líquido se comporta de maneira parecida.

As cotações se movem seguindo um padrão de cinco ondas de impulso, ou movimentos de alta, que são identificadas pelos números de 1 a 5.

Essas ondas de impulso são intercaladas por três ondas de correção da tendência de alta, quando o mercado entra em uma trajetória de baixa, e que são identificadas pelas letras A, B e C.

Fernanda Guardian, especialista em criptomoedas da Levante Ideias de Investimentos, é uma profunda conhecedora do trabalho de Elliott.

Dedicada, ela analisou o comportamento dos preços do Bitcoin desde 3 de janeiro de 2009, dia do “nascimento” da mais popular das criptomoedas. Ao fazer isso, ela observou claramente as ondas de Elliott aplicadas a esse ativo.

Fernanda desconsiderou o primeiro movimento ascendente que ocorreu até 2011.

Naquele momento, o Bitcoin era muito “jovem” e seus movimentos de preço eram menos previsíveis. A partir daquele momento – ou seja, ao longo dos últimos dez anos – foi possível aplicar essa teoria às cotações.

E os resultados foram os seguintes: a onda 1 foi o movimento de alta que começou em 2011 e durou até 2014. A onda 2 foi o ciclo de valorização registrado em 2016, quando o Bitcoin começou a ganhar notoriedade para além dos profissionais de tecnologia. A onda 3 ocorreu entre 2017 e 2018. E a onda de número 4 está ocorrendo neste exato momento. O ciclo de valorização atual se iniciou em setembro de 2020.

Seguindo essa análise, e recordando que a teoria de Elliott está solidamente embasada em números, Fernanda está convencida de que a onda 5, a última do movimento ascendente de Elliot, ainda não ocorreu.

Ou seja, isso permite esperar um movimento de valorização dos preços no futuro.

Além da análise técnica realizada brilhantemente pela Fernanda, várias notícias desta quinta-feira demonstram claramente que o movimento do Bitcoin em relação à economia “tradicional”.

Uma delas é que a rede social Twitter pode começar, em breve, a aceitar pagamentos usando Bitcoins. A empresa está testando uma versão beta do serviço, denominado “tip jar”. É uma referência às jarras usadas nos bares e restaurantes americanos em que os clientes colocam o dinheiro das gorjetas (ou “tips”).

A ideia é que os fornecedores de conteúdo possam ser remunerados, e o meio de pagamento serão os Bitcoins.

E Eu Com Isso?

A quinta-feira começa com uma leve alta nos contratos futuros do Ibovespa. O movimento de valorização também ocorre nos contratos futuros do índice americano Standard & Poor’s.

As notícias são positivas para a Bolsa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Bitcoin no shopping.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »
Levante Ideias - Bitcoin China
E eu com isso

BC chinês proíbe criptomoedas

A semana está terminando como começou, com notícias da China provocando turbulências no mercado financeiro. A diferença, desta vez, é que a volatilidade está ocorrendo

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.