Levante Ideias - eletrobras

Aprovada MP da Eletrobras

Na quarta-feira (19) foi aprovada pela Câmara dos Deputados a Medida Provisória (MP) nº 1.031, que viabiliza a privatização da Eletrobras (ELET3/ELET6). Antes que o projeto siga para o Senado, porém, serão analisadas cerca de dez emendas dos partidos de oposição, o que pode tornar o processo mais lento.

Antes da votação da MP, cuja aprovação se deu por 313 votos a 166, houve muitos embates em relação à proposta adicionada em minuta pelo relator, Elmar Nascimento. Nessa proposta, Nascimento condicionava a privatização da Eletrobras à transferência de indenizações que ela tem direito a receber para a estatal que será criada para ficar com a Eletronuclear e com a hidrelétrica de Itaipu, que atualmente pertencem à Eletrobras.

A minuta ainda determinava que a nova estatal deveria construir 6 mil megawatts (MW) de novas usinas térmicas inflexíveis (que ficam sempre ligadas), a serem financiadas com esses recebíveis. Esse foi o tema central da discussão no plenário, com partidos alegando que a construção destes gasodutos (investimentos bilionários, uma vez que a rede atual não chega hoje às localidades definidas para a construção das novas térmicas) poderia encarecer a conta de luz. O argumento refutado por outros partidos, como o MDB e o Novo.

A minuta alarmou o governo e o mercado, pois sua aprovação naquele formato poderia tornar inviável a privatização da Eletrobras. Relator e governistas fizeram então um acordo antes da votação na Câmara. A proposta de Nascimento foi alterada e essa condição deixou de ser uma condição prévia para a capitalização da companhia, o que permitiu a aprovação da MP no Congresso.

Segundo Nascimento, a proposta de mudança do texto visava não lesar o patrimônio público e sobrevalorizar a Eletrobras, deixando a totalidade do recebíveis na companhia que, hoje, tem 65% de participação do governo. Os partidos de esquerda também usaram esse argumento para protestar contra a MP no Supremo Tribunal Federal (STF), tentando barrar a votação da mesma, sem sucesso.

E Eu Com Isso?

Dada a perspectiva de privatização da companhia, esperamos uma reação positiva nas ações da Eletrobras (ELET3/ELET6) no curto prazo. A expectativa positiva já elevou as cotações na quarta-feira (19). ELET3 fechou com alta de 4,16 por cento e ELET6 subiu 3,61 por cento, ficando entre as maiores altas do dia.

A aprovação da MP é uma vitória do governo. O texto-base da MP indica que a União vai capitalizar a Eletrobras sem participar da operação. Assim, o governo reduzirá sua participação de 61 por cento para 45 por cento e ficará com uma “golden share”, que lhe permitirá vetar decisões mais sensíveis. No futuro, com as ações da companhia já mais valorizadas, o governo deve se desfazer de suas posições, realizando lucro.

O projeto aprovado desagradou empresas do setor elétrico. Dez associações do setor divulgaram um manifesto afirmando que as medidas aprovadas precisam ser avaliadas com mais cuidado. A Associação dos Grandes Consumidores de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) afirmou que a não transferência desses recebíveis para financiar as obras de gasodutos provocará um aumento de 10 por cento na conta de luz para os consumidores do mercado cativo e de 20 por cento para o mercado livre.

A decisão agradou o governo. A versão aprovada, além de não condicionar a privatização da Eletrobras à transferência de 47 bilhões de reais de recebíveis para a nova estatal, também impede a intervenção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em contratos do mercado livre. O texto aprovado também retirou a proposta de usar os recursos futuros da hidrelétrica Itaipu para financiar a construção dos gasodutos, os pontos mais sensíveis para permitir a privatização da companhia.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Mudanças na MP da Eletrobras.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.