A ANP (Agência Nacional de Petróleo) enviou nota ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) recomendando que o órgão vete a aquisição da Gaspetro pela Compass, da Cosan, e que a Petrobras, controladora da Gaspetro, abra um novo processo para a venda da companhia.
A Gaspetro é uma holding que possui participações minoritárias em 17 concessionárias de distribuição de gás natural distribuídas pelo país, além do controle da Gas Brasiliano (SP). A sugestão da ANP é que a Petrobras permita que interessados apresentem ofertas em separado para cada concessionária que a Gaspetro possui participação.
Segundo a ANP, o formato sugerido seria mais propício à competição no setor. Caso o Cade aprove a venda para a Compass, a ANP sugere que pelo menos remédios sejam adotados, visando uma limitação do poder da Compass, que já possui a maior distribuidora de gás do país, a Comgás, e levou recentemente a Sulgás, distribuidora do Rio Grande do Sul.
E Eu Com Isso?
Essa não é a primeira recomendação contrária à venda da Gaspetro para a Compass. Em novembro, o CMGN (Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural) enviou nota técnica ao Cade recomendando que a Compass tenha que vender parte de sua participação nas distribuidoras que a Gaspetro possui participação, após sua aquisição, assim evitando uma excessiva concentração em apenas uma empresa
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—