A Alupar (ALUP11) apresentou na segunda-feira (1) seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2020. Os números vieram bons e sem surpresas, com pouca interferência da Covid-19 nas principais linhas do resultado devido à dinâmica inerente às transmissoras de energia.
O principal destaque positivo foi a melhora no seu resultado operacional medida pelo Ebitda regulatório, que fechou o trimestre em 371 milhões de reais e alta de 29,6 por cento e margem de 77,7 por cento, 16 pontos percentuais a mais que no primeiro trimestre de 2019.
Já o destaque negativo foi o aumento do lucro de apenas 4 por cento, abaixo do incremento do resultado operacional. Esta linha foi impactada pelo incremento da depreciação e amortização, maiores despesas financeiras e da alíquota efetiva de IR.
O resultado da Alupar (ALUP11) foi bom e sem grandes surpresas e, por esse motivo, esperamos impacto positivo no preço das suas ações (ALUP11) no curto prazo, afinal não ter notícias negativas é algo positivo.
No ano as ações da Alupar recuam apenas 6,3 por cento ante a queda de 23,3 por cento do Ibovespa e dos 13 por cento do Índice Setorial de Energia Elétrica (IEE). O seu desempenho está em linha com as outras transmissoras de energia listadas na bolsa, que recuam entre 4 por cento e 6 por cento.
Os contratos firmados para o serviço de transmissão independem das condições de mercado e estabelecem reajustes pela inflação a cada ano, o que gera bastante previsibilidade nas receitas e custas e poucas surpresas após a divulgação dos resultados.
A sua receita líquida considerando a forma regulatória no período foi de 480 milhões de reais, aumento de 3 por cento na comparação com o primeiro trimestre do ano anterior.
O resultado operacional medido pelo Ebitda teve crescimento devido ao aumento da receita e da redução no montante de energia comprada para revenda em 91 milhões de reais na comparação com o mesmo período de 2019, o que ajudou a aumentar as margens neste trimestre.
Já seu lucro líquido fechou o trimestre em 72,4 milhões de reais, aumento de 4 por cento na comparação anual. Apesar do incremento no resultado operacional, a companhia registrou aumento da depreciação e amortização de 12 milhões de reais, aumento de 33,4 milhões de reais no resultado financeiro e de 22,6 milhões de reais nos impostos, o que praticamente compensou os ganhos no Ebitda.
A empresa continua com nível de endividamento controlado, expresso pela relação dívida líquida/Ebitda de 3,4 x vezes em março de 2020. A Alupar é uma empresa que distribui dividendos regularmente, com retorno em dividendos de 3,0 por cento em 2020.
–
* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.
Leia também: Novos capítulos da possível fusão entre Eneva (ENEV3) e AES Tietê (TIET3/TIET4/TIET11)