Alibaba Group - Levante Investimentos

Alibaba sobre pressão nos serviços em nuvem

O Alibaba Group (BABA), varejista que, assim como a Amazon, também possui um segmento relevante de Cloud Computing (serviços na nuvem) vem passando por um momento de aumento concorrencial nesta categoria. No último resultado trimestral, a taxa de crescimento na comparação ano contra ano foi a menor da série (37 por cento).

De acordo com informações de mercado, a ByteDance, companhia sediada em Pequim e conhecida principalmente por ser a proprietária do aplicativo de rede social TikTok, cancelou os contratos de prestação de serviços associados ao armazenamento de dados com o Alibaba.

No relatório de resultados da big tech chinesa, inclusive, a companhia creditou a desaceleração no cloud à perda de negócios internacionais e em especial a um grande cliente chinês devido a “requisitos não relacionados ao produto”. Tais requisitos seriam a pressão dos Estados Unidos quanto ao uso de serviços na nuvem para armazenar dados de usuários americanos.

E Eu Com Isso?

A notícia é marginalmente negativa para as ações do Alibaba Group (BABA). Contudo, acreditamos que o fato já esteja devidamente precificado no preço das ações e dos ADRs BABA.

A companhia vem passando por uma espécie de “tempestade perfeita”, bombardeada por pressões regulatórias dentro e fora dos Estados Unidos. Esta maior percepção de risco faz com que as ações apresentem um desempenho bem abaixo da média do mercado chinês e os seus múltiplos de mercado, contraírem de maneira relevante.

Desde outubro do ano passado, as ADRs (proxy para o desempenho da ação em dólar) recuam 26,1 por cento, ao contrário de um ETF em dólares que replica a bolsa chinesa, que avança 2,5 por cento.

A partir de agora, o catalisador das ações do Alibaba é a possível listagem pública do Ant Group (braço financeiro da companhia), reversibilidade na visão do mercado à tese de investimento – principalmente por conta dos preços, que seguem amassados, e da recuperação dos mercados asiáticos, que seguem com performance abaixo das demais bolsas nos últimos 3 meses.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Alibaba Group (BABA) multado.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

A última votação

Com a aprovação da Medida Provisória 1.031/21 no Senado Federal, na semana passada, a privatização da Eletrobras está praticamente garantida do ponto de vista legislativo,

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Refazendo as contas dos juros

A semana se inicia com os investidores tendo de enfrentar uma dúvida: o que as sinalizações do BC (Banco Central) e do Federal Reserve (Fed,

Read More »
Levante Ideias - Banco Votorantim
E eu com isso

Venda do Banco Votorantim

Após ter seu IPO adiado pela segunda vez em 2021, o Banco Votorantim, recém rebatizado de BV, gerou especulações quanto a uma possível venda para

Read More »
Levante Ideias - Exames médicos
E eu com isso

Hermes Pardini retoma aquisições

Em 18 de junho, a empresa de exames laboratoriais Hermes Pardini comunicou ter realizado a aquisição da rede de laboratórios Paulo Azevedo, referência na região

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel