O Alibaba Group (BABA), varejista que, assim como a Amazon, também possui um segmento relevante de Cloud Computing (serviços na nuvem) vem passando por um momento de aumento concorrencial nesta categoria. No último resultado trimestral, a taxa de crescimento na comparação ano contra ano foi a menor da série (37 por cento).
De acordo com informações de mercado, a ByteDance, companhia sediada em Pequim e conhecida principalmente por ser a proprietária do aplicativo de rede social TikTok, cancelou os contratos de prestação de serviços associados ao armazenamento de dados com o Alibaba.
No relatório de resultados da big tech chinesa, inclusive, a companhia creditou a desaceleração no cloud à perda de negócios internacionais e em especial a um grande cliente chinês devido a “requisitos não relacionados ao produto”. Tais requisitos seriam a pressão dos Estados Unidos quanto ao uso de serviços na nuvem para armazenar dados de usuários americanos.
E Eu Com Isso?
A notícia é marginalmente negativa para as ações do Alibaba Group (BABA). Contudo, acreditamos que o fato já esteja devidamente precificado no preço das ações e dos ADRs BABA.
A companhia vem passando por uma espécie de “tempestade perfeita”, bombardeada por pressões regulatórias dentro e fora dos Estados Unidos. Esta maior percepção de risco faz com que as ações apresentem um desempenho bem abaixo da média do mercado chinês e os seus múltiplos de mercado, contraírem de maneira relevante.
Desde outubro do ano passado, as ADRs (proxy para o desempenho da ação em dólar) recuam 26,1 por cento, ao contrário de um ETF em dólares que replica a bolsa chinesa, que avança 2,5 por cento.
A partir de agora, o catalisador das ações do Alibaba é a possível listagem pública do Ant Group (braço financeiro da companhia), reversibilidade na visão do mercado à tese de investimento – principalmente por conta dos preços, que seguem amassados, e da recuperação dos mercados asiáticos, que seguem com performance abaixo das demais bolsas nos últimos 3 meses.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—