Após a Aliansce Sonae (ALSO3) reiterar recentemente sua intenção de combinação de negócios com a brMalls (BRML3), mais um capítulo no imbróglio envolvendo as operadoras de shoppings se desdobra nesta semana. Isto porque a brMalls anunciou esta segunda-feira (24) que o CPPIB (Canada Pension Plan Investment Board), fundo canadense e maior acionista da Aliansce (23%), adquiriu ações da companhia equivalentes a 5,76% do seu capital social.
Com este movimento, o CPPIB teria o direito de levar à assembleia da investida assuntos relacionados a fusões e aquisições, uma vez que possui uma posição superior a 5% nesta. Assim, a compra de ações traz uma sinalização de que a brMalls poderá ser pressionada a submeter a proposta à avaliação em assembleia.
No entanto, mesmo com o tema sendo levado à votação, não há garantias de que este seria aprovado, com parte relevante de minoritários desaprovando a proposta feita pela Aliansce. Dentre esses, estão as gestoras Squadra, Atmos e Velt, que somam, apenas elas, cerca de 20% de participação na companhia.
E Eu Com Isso?
A notícia coloca as operadoras de shoppings em um impasse. De um lado, diante da sucessiva reiteração de interesse por parte da Aliansce, ainda é crível que a companhia venha a realizar um ajuste em sua oferta original, de modo a tornar a fusão das empresas um arranjo benéfico para ambos os lados.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—