Levante Ideias - Blog Pactual

Acordo da Oi e Fundo do BTG

Nesta quinta-feira (4) a Oi (OIBR4) assinou um acordo de exclusividade com o fundo FIP Economia Real, gerido pelo banco BTG Pactual (BPAC11), referente a venda da InfraCo, unidade de negócio da operadora com seus ativos de fibra ótica.

O acordo vale por 30 dias, prorrogáveis por mais 30. Nesse período a Oi vai analisar em profundidade os documentos submetidos pelo fundo para avaliar se ambas as partes chegam a um consenso. Caso as negociações avancem, o fundo gerido pelo BTG terá preferência na fase de leilão, o que lhe garante o direito de cobrir qualquer oferta superior à sua em 1 por cento de qualquer concorrente.

O acordo garante ao BTG que as negociações com o fundo americano Digital Colony fiquem paralisadas durante sua vigência. Ainda assim, o fundo poderá participar das negociações na fase de leilão dos ativos.

A oferta do FIP Economia real conta com um conjunto de investidores coparticipantes, o fundo possui mais de 85 investidores no Brasil e no Exterior. O banco vem analisando os ativos de fibra tanto de um ponto de vista de private equity quanto de venture capital.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva, principalmente para a Oi. Apesar de ainda haver algum tempo até a conclusão do processo, os ativos de fibra ótica da companhia são os mais valiosos dentre os que serão ou já foram leiloados. Com isso a companhia pretende reduzir seu endividamento para sair da recuperação judicial. Esperamos impacto positivo no preço das ações da Oi (OIBR3/OIBR4) no curto prazo.

Para o banco BTG Pactual a notícia também é positiva. O banco vem trabalhando há muito tempo na análise desses ativos e acredita no retorno potencial de seu investimento. Para o banco BTG, esperamos impacto neutro no preço das ações (BPAC11) no curto prazo, pois o impacto seria indireto para o resultado do BTG se o fundo do BTG levar o ativo de fibra da Oi.

O valor da venda no leilão não é o único fator importante para a Oi na hora de escolher seu novo sócio. A companhia procura alguém capaz de ajudar no crescimento e no desenvolvimento do negócio. Nesse sentido, acreditamos que o BTG tem bastante força na disputa, isso porque tem entre seus sócios o israelense Amos Genish, executivo renomado no setor com ampla experiência no mercado brasileiro e internacional, tendo em seu currículo o cargo de CEO da Telefônica Brasil (Vivo) e da Telecom Italia (controladora da TIM Brasil).

A estrutura de capital pensada para o acordo pela Oi mostra que o sócio que vencer o leilão deverá investir 6,5 bilhões de reais para adquirir 51 por cento das ações com direito a voto da InfraCo, dinheiro que vai direto para o caixa da Oi. Além disso, se espera um investimento adicional de 5 bilhões de reais para os projetos de expansão dos ativos de fibra.

O setor de fibra já vem sendo visado pelo mercado em geral por certo tempo. Há perspectivas de que tanto a TIM quanto a Vivo separem seus ativos de fibra ótica em empresas distintas com o objetivo de acelerar a expansão no setor com a ajuda de um sócio para dividir os investimentos bilionários necessários. Enquanto isso, o mercado brasileiro segue muito fragmentado com empresas de menor porte construindo infraestrutura de fibra em cidades menores.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: BTG Pactual (BPAC11) – anúncio de oferta de ações (follow-on).

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Totvs
E eu com isso

Totvs capta 1,44 bi em follow-on

A Totvs (TOTS3) anunciou na manhã desta quarta-feira (22) a aprovação de seu conselho de administração para a realização de oferta pública restrita (follow-on), anunciado

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

As incertezas do Copom

Nesta quarta-feira (22), os organismos encarregados de calibrar os juros no Brasil e nos Estados Unidos vão divulgar dois comunicados decisivos. Por aqui, o Banco

Read More »
Levante Ideias - Congresso Nacional
E eu com isso

Seguindo adiante

Governo e Congresso finalmente chegaram a um acordo com relação ao pagamento de precatórios em 2022, resolvendo o imbróglio que ameaçava o rompimento do teto

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.