Levante Ideias - Blog Pactual

Acordo da Oi e Fundo do BTG

Nesta quinta-feira (4) a Oi (OIBR4) assinou um acordo de exclusividade com o fundo FIP Economia Real, gerido pelo banco BTG Pactual (BPAC11), referente a venda da InfraCo, unidade de negócio da operadora com seus ativos de fibra ótica.

O acordo vale por 30 dias, prorrogáveis por mais 30. Nesse período a Oi vai analisar em profundidade os documentos submetidos pelo fundo para avaliar se ambas as partes chegam a um consenso. Caso as negociações avancem, o fundo gerido pelo BTG terá preferência na fase de leilão, o que lhe garante o direito de cobrir qualquer oferta superior à sua em 1 por cento de qualquer concorrente.

O acordo garante ao BTG que as negociações com o fundo americano Digital Colony fiquem paralisadas durante sua vigência. Ainda assim, o fundo poderá participar das negociações na fase de leilão dos ativos.

A oferta do FIP Economia real conta com um conjunto de investidores coparticipantes, o fundo possui mais de 85 investidores no Brasil e no Exterior. O banco vem analisando os ativos de fibra tanto de um ponto de vista de private equity quanto de venture capital.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva, principalmente para a Oi. Apesar de ainda haver algum tempo até a conclusão do processo, os ativos de fibra ótica da companhia são os mais valiosos dentre os que serão ou já foram leiloados. Com isso a companhia pretende reduzir seu endividamento para sair da recuperação judicial. Esperamos impacto positivo no preço das ações da Oi (OIBR3/OIBR4) no curto prazo.

Para o banco BTG Pactual a notícia também é positiva. O banco vem trabalhando há muito tempo na análise desses ativos e acredita no retorno potencial de seu investimento. Para o banco BTG, esperamos impacto neutro no preço das ações (BPAC11) no curto prazo, pois o impacto seria indireto para o resultado do BTG se o fundo do BTG levar o ativo de fibra da Oi.

O valor da venda no leilão não é o único fator importante para a Oi na hora de escolher seu novo sócio. A companhia procura alguém capaz de ajudar no crescimento e no desenvolvimento do negócio. Nesse sentido, acreditamos que o BTG tem bastante força na disputa, isso porque tem entre seus sócios o israelense Amos Genish, executivo renomado no setor com ampla experiência no mercado brasileiro e internacional, tendo em seu currículo o cargo de CEO da Telefônica Brasil (Vivo) e da Telecom Italia (controladora da TIM Brasil).

A estrutura de capital pensada para o acordo pela Oi mostra que o sócio que vencer o leilão deverá investir 6,5 bilhões de reais para adquirir 51 por cento das ações com direito a voto da InfraCo, dinheiro que vai direto para o caixa da Oi. Além disso, se espera um investimento adicional de 5 bilhões de reais para os projetos de expansão dos ativos de fibra.

O setor de fibra já vem sendo visado pelo mercado em geral por certo tempo. Há perspectivas de que tanto a TIM quanto a Vivo separem seus ativos de fibra ótica em empresas distintas com o objetivo de acelerar a expansão no setor com a ajuda de um sócio para dividir os investimentos bilionários necessários. Enquanto isso, o mercado brasileiro segue muito fragmentado com empresas de menor porte construindo infraestrutura de fibra em cidades menores.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: BTG Pactual (BPAC11) – anúncio de oferta de ações (follow-on).

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.