Na sexta-feira (01), a assembleia da XP (NASDAQ:XP) aprovou a incorporação das ações da XPart, extinguindo a companhia. Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) da XP começam a serem negociados na B3 nesta segunda-feira (04). Dessa forma, os acionistas do Itaú (ITUB3/ITUB4) passarão a ter participação direta na corretora.
Além do reajuste nas ações do Itaú em seu preço de abertura, seus acionistas poderão negociar os BDRs da XP diretamente na bolsa brasileira.
A troca de participações se dará conforme proporção definida pela empresa sem que gere prejuízo algum aos seus acionistas.
Ou seja, o patrimônio total do acionista do Itaú se manterá o mesmo, só que agora será composto por ações do Itaú (ITUB3 ou ITUB4) e as BDRs da XP.
As eventuais sobras da proporção serão recebidas em dinheiro, na proporção correspondente de suas participações. Já a Itaúsa (ITSA4) receberá ações classe A da XP, passando a deter participação de 15,07% do capital total e 4,74% do capital votante da corretora.
Nada muda nas ações da Itaúsa (ITSA4), a não ser a participação direta na companhia, que agora pode indicar membros ao Conselho de Administração e Comitê de Auditoria da XP.
Segundo a própria companhia, não há nenhuma intenção de vender sua participação no curto prazo.
Sendo assim, a empresa deve ir vendendo sua participação aos poucos em um horizonte de tempo longo.
E Eu Com Isso?
Esperamos volatilidade nas ações das companhias no pregão desta segunda-feira, principalmente do Itaú (ITUB4/ITUB3), onde seus acionistas que só estavam esperando receber as ações da XP poderão negociá-las sem perder o direito.
Apesar dos acionistas Itaúsa (ITSA4) não receberem os BDRs, acreditamos que a conclusão da negociação deve trazer impactos positivos tanto para o Itaú quanto para a XP, e consequentemente aumentando o valor de mercado da Itaúsa.
Por ser uma holding, o seu valor de mercado em geral é avaliado pela soma de suas participações e uma possível valorização das 2 maiores participações em seu portfólio deve impactar positivamente as ações da companhia.
Sendo assim, visto que as ações de emissão do Itaú passarão a ser negociadas a partir desta segunda-feira (04) ex-direito ao recebimento de valores mobiliários de emissão da Xpart, representativos da linha de negócio caracterizado pelo investimento na XP, as ações ordinárias e preferenciais do Itaú sofrerão um ajuste de -18,69% e -17,54%, respectivamente, sendo as cotações de abertura nesta segunda-feira de R$ 22,64 para ITUB3 e R$ 24,46 para as ações preferenciais ITUB4.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—