Commodities - E Eu Com Isso

A inflação e as commodities

Esta terça-feira começou com muitas informações para ser analisadas. Logo cedo, o Comitê de Política Monetária (Copom) divulgou a Ata da reunião encerrada no dia 5 de maio, em que a taxa referencial Selic foi elevada em 0,75 ponto percentual para 3,50 por cento ao ano. Uma leitura atenta da Ata mostra que ainda há muita incerteza pela frente. E o cenário dos mercados internacionais não é melhor.

Comecemos pela Ata. Comentando a atividade econômica, o Copom avaliou que “a despeito da intensidade da segunda onda da pandemia ter sido maior que a esperada, os últimos dados disponíveis de atividade têm surpreendido positivamente. Para o Comitê, o segundo semestre do ano deve mostrar uma retomada robusta. (…). Os dados de atividade e do mercado de trabalho formal sugerem que a ociosidade da economia como um todo se reduziu mais rapidamente que o previsto, apesar do aumento da taxa do desemprego.”

Ou seja, apesar de haver muitos brasileiros e brasileiras procurando emprego sem encontrar, não há garantias de preenchimento de vagas assim que a economia começar a destravar. Ao contrário, a dobradinha menos emprego e menos ociosidade indica uma economia com menor capacidade de recuperação no curto prazo.

Como a inflação permanece elevada, algo novamente comprovado pelo IPCA de abril, o Comitê não apenas confirmou as expectativas de elevação da Selic como praticamente contratou uma nova alta do mesmo porte para a reunião de junho, o que deverá elevar os juros referenciais a 4,25 por cento ao ano. “O risco fiscal elevado segue criando uma assimetria altista no balanço de riscos, ou seja, com trajetórias para a inflação acima do projetado no horizonte relevante para a política monetária”, escreveu o Copom.

A inflação não é apenas uma preocupação por aqui. Na noite da segunda-feira, as ações de tecnologia americanas apresentaram fortes baixas, e levaram de roldão os demais índices acionários. O temor dos investidores é que a alta dos preços das commodities, o minério de ferro em especial, pressione os juros de longo prazo nos Estados Unidos, travando a recuperação econômica apesar das políticas expansionistas do banco central americano.

A incerteza cresceu nas últimas horas, com a percepção por parte dos investidores que o caminho da economia para fora das medidas de restrição não será tão suave nem tão indolor quanto se esperava.

Inflação

Pressionada pela alta nos preços dos produtos farmacêuticos, a inflação de abril ficou em 0,31 por cento, abaixo da registrada em março (0,93 por cento). Com isso, o índice acumula alta de 2,37 por cento no ano e de 6,76 por cento nos últimos 12 meses. Em abril de 2020, a variação havia sido de -0,31 por cento. A principal influência foi o aumento de 2,69 por cento nos preços dos produtos farmacêuticos. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

E Eu Com Isso?

A sessão da terça-feira começa com fortes baixas nos contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500, devido ao movimento de ajuste com a percepção de mais riscos de alta na taxa de juros dos Estados Unidos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Copo meio cheio | Denise Campos de Toledo.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Selic
E eu com isso

Fim de festa ou ponto de compra?

As decisões do Copom (Comitê de Política Monetária) e do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) divulgadas na quarta-feira (16) vieram ao encontro das

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Reajuste para servidores

Na contramão do que foi acordado com o ministério da Economia e de olho nas eleições de 2022, o presidente Bolsonaro pediu ao ministro Paulo

Read More »
Levante Ideias - Tik Tok
E eu com isso

ByteDance (TikTok): Dados Financeiros

Segundo informes financeiros enviados aos empregados e divulgados pelo Wall Street Journal, a ByteDance, dona do aplicativo TikTok e outros, apresentou forte crescimento de resultados

Read More »
Levante Ideias - Banco Inter
E eu com isso

Inter na disputa das corretoras

Em meio a um acirramento da disputa no mundo das corretoras, com XP (XP:NASDAQ) e BTG Pactual (BPAC11) competindo pelos escritórios de agentes autônomos (AAIs), o

Read More »
Levante Ideias - Linx (LINX3)
E eu com isso

Cade aprova compra da Linx

Nesta quarta-feira (16), o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou, sem restrições, a compra da desenvolvedora de software de gestão para o varejo Linx

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel