Commodities - E Eu Com Isso

A inflação e as commodities

Esta terça-feira começou com muitas informações para ser analisadas. Logo cedo, o Comitê de Política Monetária (Copom) divulgou a Ata da reunião encerrada no dia 5 de maio, em que a taxa referencial Selic foi elevada em 0,75 ponto percentual para 3,50 por cento ao ano. Uma leitura atenta da Ata mostra que ainda há muita incerteza pela frente. E o cenário dos mercados internacionais não é melhor.

Comecemos pela Ata. Comentando a atividade econômica, o Copom avaliou que “a despeito da intensidade da segunda onda da pandemia ter sido maior que a esperada, os últimos dados disponíveis de atividade têm surpreendido positivamente. Para o Comitê, o segundo semestre do ano deve mostrar uma retomada robusta. (…). Os dados de atividade e do mercado de trabalho formal sugerem que a ociosidade da economia como um todo se reduziu mais rapidamente que o previsto, apesar do aumento da taxa do desemprego.”

Ou seja, apesar de haver muitos brasileiros e brasileiras procurando emprego sem encontrar, não há garantias de preenchimento de vagas assim que a economia começar a destravar. Ao contrário, a dobradinha menos emprego e menos ociosidade indica uma economia com menor capacidade de recuperação no curto prazo.

Como a inflação permanece elevada, algo novamente comprovado pelo IPCA de abril, o Comitê não apenas confirmou as expectativas de elevação da Selic como praticamente contratou uma nova alta do mesmo porte para a reunião de junho, o que deverá elevar os juros referenciais a 4,25 por cento ao ano. “O risco fiscal elevado segue criando uma assimetria altista no balanço de riscos, ou seja, com trajetórias para a inflação acima do projetado no horizonte relevante para a política monetária”, escreveu o Copom.

A inflação não é apenas uma preocupação por aqui. Na noite da segunda-feira, as ações de tecnologia americanas apresentaram fortes baixas, e levaram de roldão os demais índices acionários. O temor dos investidores é que a alta dos preços das commodities, o minério de ferro em especial, pressione os juros de longo prazo nos Estados Unidos, travando a recuperação econômica apesar das políticas expansionistas do banco central americano.

A incerteza cresceu nas últimas horas, com a percepção por parte dos investidores que o caminho da economia para fora das medidas de restrição não será tão suave nem tão indolor quanto se esperava.

Inflação

Pressionada pela alta nos preços dos produtos farmacêuticos, a inflação de abril ficou em 0,31 por cento, abaixo da registrada em março (0,93 por cento). Com isso, o índice acumula alta de 2,37 por cento no ano e de 6,76 por cento nos últimos 12 meses. Em abril de 2020, a variação havia sido de -0,31 por cento. A principal influência foi o aumento de 2,69 por cento nos preços dos produtos farmacêuticos. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

E Eu Com Isso?

A sessão da terça-feira começa com fortes baixas nos contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500, devido ao movimento de ajuste com a percepção de mais riscos de alta na taxa de juros dos Estados Unidos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Copo meio cheio | Denise Campos de Toledo.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.