No dia 12 de janeiro, a Direcional reportou sua prévia operacional referente ao quarto trimestre de 2020. A companhia apresentou seu melhor trimestre de lançamentos da história, totalizando 650 milhões de reais, com crescimento de 30 por cento contra o mesmo período do ano anterior.
No 4T20, foram lançados 10 novos empreendimentos / etapas, com VGV implícito de 650 milhões, considerando somente a participação da Direcional. Nesse contexto, a Riva se destacou com aumento de 159 por cento no VGV lançado, sinalizando aceleração do segmento de média renda. No acumulado do ano, os lançamentos somaram 1,53 bilhão de reais, recuo de 10,8 por cento em decorrência da pandemia.
Paralelamente, as vendas líquidas no 4T20 atingiram 447 milhões de reais, avançando 38,5 por cento em relação ao mesmo período de 2019 e alcançando um marco histórico pelo terceiro trimestre consecutivo. No ano, apesar do cenário desafiador, as vendas acumularam 1,4 bilhão de reais, alta de 22 por cento contra 2019.
A geração de caixa totalizou 63 milhões de reais no trimestre e 146 milhões em 2020.
E Eu Com Isso?
Acreditamos que o bom resultado operacional da Direcional no 4T20 deverá trazer impacto positivo no preço das ações (DIRR3) no curto prazo.
A companhia teve seu 4º trimestre com recorde de vendas líquidas pelo terceiro mês consecutivo, somando 447 milhões de reais, um crescimento de 38,5 por cento em comparação ao 4º trimestre de 2019.
A velocidade de vendas líquidas (VSO) não teve um desempenho tão expressivo no consolidado, atingindo um índice de 17%. Um ponto vantajoso é, quando vemos o VSO de estoque da Riva, observamos uma aceleração no trimestre contra trimestre, atingindo 21%, o que nos passa um sinal positivo sobre a atuação da companhia no segmento de média renda, onde a Direcional atua através da Riva Empreendimentos, aproveitando esse ciclo mais favorável para empreendimentos de padrão mais elevado.
Os lançamentos divulgados pela companhia também foram positivos, envolvendo 10 novos empreendimentos no 4º trimestre de 2020, totalizando um VGV de 650 milhões. O destaque fica novamente por conta de Riva, cujo VGV alcançou a marca de 231 milhões de reais, um aumento de 935 por cento em comparação ao trimestre anterior.
No acumulado de 2020, a Direcional apresentou uma queda de 11 por cento em relação a 2019, atingindo um VGV de 1,5 bilhão. Esse resultado decorreu principalmente da pandemia, porém o forte número trimestral passa um sinal positivo para vendas em 2021.
Sobre a geração de caixa, esta também apresentou bons resultados no trimestre, adicionando 63 milhões de reais no 4º trimestre de 2020. No acumulado anual, o total foi de 146 milhões de reais.
Em relação ao seu banco de terrenos, vale comentar que foram adquiridos 12 terrenos com potencial de construção de 8,5 mil unidades com VGV de 1,6 bilhão, sendo que 57 por cento do pagamento destes se dará via permuta, o que minimiza o desembolso de caixa da companhia.
Por fim, sobre o programa de recompra de ações da companhia que está em curso, a Direcional já realizou a aquisição de 35 milhões de reais em ações. O programa tem por objetivo a otimização da estrutura de capital e consequente geração de valor para o acionista da empresa.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!
—
Leia também: 4T20 da Moura Dubeux.