IPO da Riva, uma separação da Direcional Engenharia

Na coluna de hoje, vou falar sobre a abertura de capital (Initial Public Offering, IPO) da incorporadora imobiliária de média baixa renda Riva Empreendimentos Imobiliários. A Riva é uma construtora cujo controle pertence 100 por cento por cento à Direcional Engenharia (DIRR3).

Direto ao ponto

A minha recomendação é NÃO participar da oferta da Riva Empreendimentos Imobiliários. Acredito que investir nas ações da Direcional (DIRR3), controladora da Riva, oferece uma relação melhor entre risco e retorno do que participar do IPO da sua subsidiária Riva.

Motivos da preferência pela Direcional

Em resumo, os três principais motivos da minha preferência pela Direcional (controladora) em relação à Riva (controlada) são:

  1. Momento do mercado: o segmento imobiliário tem-se mostrado mais favorável para o segmento de baixa renda com exposição ao programa habitacional (MCMV) da Direcional do que o segmento de média renda a que a Riva está exposta;
  2. Múltiplos de mercado: o múltiplo preço/valor patrimonial (P/VPA) da Riva é de cerca de 1,5 x na faixa média de preço com lote adicional, comparado a 1,25 x para a Direcional (ex-Riva) com atuação focada no segmento de baixa renda e;
  3. Dividendos: o pagamento de dividendos em potencial para os acionistas da Direcional no valor de 300 milhões, o que implica em um retorno em dividendos de 12 por cento por cento.


Relação risco e retorno mais favorável para a Direcional

Acredito que é mais atrativo investir nas ações da Direcional (DIRR3) do que no IPO da sua subsidiária Riva, devido à melhor relação entre risco e retorno.

O cálculo do preço justo para as ações da Riva (20,00 reais por ação), com retorno sobre patrimônio líquido (ROE) de 16 por cento por cento, implica em um potencial de valorização menor do que o encontrado para as ações da Direcional (DIRR3), que ainda oferece um pagamento extraordinário de dividendos.

Leia o artigo completo no site da Investing

Grande abraço,
Eduardo Guimarães

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Política Sem Aspas

O desafio do teto – parte I

No Comentário de nº 9 da Instituição Fiscal Independente, “Considerações sobre o teto de gastos da União”, Felipe Salto, Daniel Couri e Josué Pellegrini recortam

Read More »
E eu com isso

Redução de jornada até dezembro

O presidente Jair Bolsonaro assinou, ontem (13) a prorrogação da redução proporcional de jornada e salários e suspensão temporária do contrato de trabalho, medidas previstas

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel