minerva

3T20 da Minerva

A Minerva (BEEF3) apresentou nesta terça-feira, após o fechamento dos mercados, o seu resultado do 3T20. Os números vieram acima do esperado em termos de receita líquida, Ebitda e geração de caixa.

Os principais pontos positivos foram: i) Receita líquida de 5,1 bilhões de reais, acima das expectativas; ii) Ebitda de 554 milhões de reais, com margem de 10,8 por cento; iii) Anúncio de pagamento de dividendo de 0,25 reais por ação (retorno em dividendos de 2,6 por cento);

Os destaques negativos foram: i) o desempenho da divisão Brasil, com taxa de utilização das unidades de abate abaixo da linha dos 70 por cento e desempenho pior no relativo à Athena Foods (América Latina) e ii) seu resultado financeiro, abaixo do esperado devido à linha de derivativos, que acabou impactando negativamente a margem líquida do trimestre.

A receita trimestral foi 13,9 por cento maior que no mesmo período do último ano, enquanto o Ebitda, métrica utilizada para avaliar o potencial de geração de caixa operacional da companhia apresentou crescimento de 21,9 por cento.

O lucro líquido foi de 58,3 milhões de reais, revertendo um prejuízo de 82,7 milhões de reais registrado no 3T19.

Por fim a companhia gerou 595 milhões de reais em caixa livre ao acionista neste trimestre. Foi o décimo exercício trimestral seguido de geração de caixa positiva. Com isso, a relação dívida líquida/Ebitda encerrou o trimestre em 2,2 vezes.

O resultado da Minerva foi bom e acima das expectativas. Assim, esperamos impacto positivo no preço das ações BEEF3 no curto prazo.

O desempenho fraco das ações nos últimos 30 dias (queda de 13,4 por cento ante Ibovespa próximo à estabilidade) também deve corroborar com a recuperação no preço das ações da Minerva no curto prazo.

Mesmo com a queda no volume vendido, o dólar médio em 5,37 reais (35,4 por cento a mais que no 3T19) foi o grande propulsor do resultado deste trimestre, sustentando o crescimento na linha de cima do resultado e ajudando na manutenção das margens operacionais em patamares saudáveis.

Mais uma vez o destaque veio na divisão Athena Foods, com queda no volume vendido inferior à divisão Brasil (7,6 por cento contra 16,7 por cento), maior taxa de utilização (77,4 por cento contra 68,4 por cento) e maior participação das exportações na receita (76,1 por cento contra 64,8 por cento).

Conforme esperávamos, a relação Dívida Líquida/Ebitda veio na casa das 2,2 vezes, abaixo das 2,5 vezes, patamar que a habilita pagar dividendos aos seus acionistas.

Neste trimestre serão pagos 0,25 reais por ação BEEF3, o que equivale a um retorno do dividendo de 2,6 por cento. O montante equivale a 25 por cento do lucro líquido acumulado neste ano. Após o 4T20 a expectativa é que a Minerva pague até 50 por cento do seu lucro líquido no exercício de 2020.

A data de corte para o recebimento dos dividendos será o dia 6/nov, com as ações negociando “ex” dividendos a partir do dia 9/nov. O pagamento será realizado no dia 13/nov.

Os catalisadores das ações da Minerva são: o aumento na taxa de utilização na divisão Brasil, a manutenção da geração de caixa e da margem Ebitda em patamares elevados e aumento do volume exportado para o mercado chinês no 4T20.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Recomendado para você

Logo Gestora Pátria
E eu com isso

Gestora Pátria avalia IPO

Uma das maiores gestoras de Private Equity brasileiro, o Pátria, avalia uma abertura de capital (IPO) na B3. A listagem seria um meio de saída

Read More »
E eu com isso

 O avanço das vacinas

Gradualmente, o que era uma esperança transforma-se em realidade, e a perspectiva de uma vacinação em massa contra do coronavírus passa a ficar mais próxima.

Read More »
E eu com isso

Leilão da CEB

Na sexta-feira (04) vai ocorrer o leilão para privatização da Companhia Energética de Brasília, também conhecida como CE. Nele será vendida a subsidiária CEB-D, responsável

Read More »
E eu com isso

Reeleição no Congresso

Conforme previsto, foi só as eleições municipais chegarem ao fim para que Brasília voltasse suas atenções para as eleições das Mesas Diretoras da Câmara e

Read More »
Fechar Menu

Fechar Painel