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Tecnologia e transformação digital: IPO da Locaweb

Na coluna de hoje, vou falar sobre a abertura de capital (Initial Public Offering, IPO) da empresa de tecnologia Locaweb. “Não basta ser tech, tem que ser disruptivo”.

 
Direto ao ponto

A minha recomendação é NÃO participar da oferta da Locaweb. Os principais motivos para ficarmos fora do IPO da Locaweb são: i) quase metade dos recursos (44,4%) serão direcionados para os acionistas que fazem parte do grupo de controle, e não para o caixa da empresa e; ii) a maior parte dos recursos que entrarão no caixa da companhia (75%) serão utilizados para crescimento por meio de aquisições.

 

Relação risco e retorno não é favorável

Eu gosto da estratégia de negócios da Locaweb, mas acredito que a relação entre risco e retorno das ações da empresa não é favorável ao acionista. O múltiplo preço/lucro é elevado, dado o crescimento não tão forte nos lucros da companhia esperado no futuro.

A empresa não tem um histórico comprovado de sucesso em aquisições. Por isso, eu prefiro ficar de fora da oferta neste momento e aguardar que a Locaweb comprove sua capacidade de execução e de crescimento.

 

Múltiplo elevado

Na minha opinião o preço pretendido de R$ 15,75 por ação (faixa média) implica um múltiplo preço/lucro de 24x projetado para 2021. É um múltiplo elevado se comparado ao de concorrentes do setor de tecnologia, como Linx (LINX3) e Sinqia (SQIA3).

O múltiplo P/L da Locaweb deveria ser mais baixo, pois a empresa tem mais dívidas e possui margem operacional menor que a das companhias do setor já listadas.

Eu gosto do setor de tecnologia por ter  muitas oportunidades de crescimento nas plataformas digitais/fintechs, mas penso que existem alternativas com capacidade melhor de execução e de crescimento.

 

Perfil da Locaweb

A Locaweb é uma empresa de tecnologia que presta serviços de hospedagem de sites na internet, gerencia sistemas de e-mails, plataformas de disparo para clientes, comércio eletrônico e desenvolve softwares com inteligência para que as empresas possam prosperar no ambiente digital de maneira integrada.

 

Locaweb em números

A Companhia conta hoje com 1.500 funcionários, mais de 350 mil clientes e 19 mil desenvolvedores parceiros. A companhia faturou R$ 370,3 milhões em 2018. Presente com nove marcas e um amplo portfólio de serviços digitais, a Locaweb é referência nos mercados em que atua.

 

Vantagens competitivas: poder da marca

A marca “Locaweb” é forte e está consolidada em todos os mercados em que a empresa atua, principalmente no de presença digital, se mantendo em posição de destaque em relação aos seus atuais competidores e aos novos concorrentes em potencial, com participação de mercado de 21,6%, versus 8,2% do segundo colocado (HostGator).

 

Duas linhas de negócios: Be Online/SaaS e E-commerce

A Locaweb possui um portfólio amplo de produtos e serviços, segmentado em dois grandes grupos: i) Be Online/SaaS, que oferece soluções que ampliam a presença digital dos clientes além dos Softwares, que auxiliam seus clientes a “prosperar” no meio digital e; ii) E-Commerce, que oferece soluções para os clientes que atuam no varejo online.

O segmento de negócios “Be Online/SaaS” gerou R$ 279,7 milhões de receita operacional bruta nos nove primeiros meses de 2019, equivalentes a 80,1% da receita total da companhia.

 

Detalhes da oferta

Nesta oferta inicial de ações, há a possibilidade de acréscimo de ações adicionais e suplementares. Serão ofertadas 33.333.333 ações ordinárias na oferta primária, equivalente a 55,6% do total de ações se não houver lote adicional. Serão ofertadas 26.602.407 ações ordinárias na oferta secundária, equivalente a 44,4% do total de ações, se não houver lote adicional.

 

Faixa de preço

O preço por ação estará situado na faixa indicativa entre R$ 14,25 e R$ 17,25, podendo, porém, ser fixado acima ou abaixo dessa faixa.

Considerando o preço médio de R$ 15,75, a Companhia estima que os recursos líquidos provenientes da Oferta Primária serão de aproximadamente R$ 489,5 milhões, após a dedução das comissões e das despesas devidas pela Companhia no âmbito da Oferta.

O valor da oferta, sem lote adicional e suplementar, ficará entre R$ 854 milhões e R$ 1.034 milhões, com valor de mercado entre R$ 1,78 bilhão a R$ 2,16 bilhões.

O período de reserva do IPO vai de 21 de janeiro a 3 de fevereiro, com definição de preço em 4 de fevereiro.

 

Uso dos recursos

A empresa vai utilizar os recursos líquidos provenientes da oferta primária para: (i) potencial aquisição de empresas (75,2%); (ii) capital de giro (24,8%).

 

Riscos

Os principais riscos são: aumento da concorrência, dificuldade de entregar o crescimento por meio de aquisições e de manter o crescimento da receita da divisão SaaS (Software as a Service).

 

Análise financeira

A Locaweb possui endividamento baixo, com dívida líquida de R$ 153,9 milhões em setembro de 2019. A relação dívida líquida/Ebitda era de 1,5x. A companhia ficará com posição de caixa líquido de R$ 336 milhões após a entrada dos recursos da oferta primária no caixa (R$ 489 milhões na faixa média de preço).

Projetamos um crescimento  da receita líquida de 30% ao ano em 2020 e em 2021 para R$ 677 milhões. A margem Ebitda projetada ficará por volta de 30%.

O lucro líquido projetado deverá apresentar forte crescimento, de R$ 17 milhões em 2019 para R$ 82 milhões em 2021.

 

Valuation

O múltiplo Preço Lucro (P/L) projetado fica no intervalo de 34x a 41,2x para 2020 e de 21,8x a 26,4x em 2021, múltiplo considerado elevado.

O múltiplo preço/lucro 2021 é elevado comparado às outras empresas de tecnologia como Sinqia (51,4x) e Linx (35,4x), que apresentam taxas de crescimento muito maiores. A Sinqia tem se destacado pela sua estratégia agressiva de aquisições.

 

Conclusão

Os principais motivos para ficarmos fora do IPO da Locaweb são:

  1. quase metade dos recursos (44,4%) será direcionada para os acionistas que fazem parte do grupo de controle e não para o caixa da empresa e;
  2. maior parte dos recursos novos obtidos por meio da oferta primária (75%) será utilizado para crescimento com aquisições.

Eu prefiro ficar de fora da oferta no momento e aguardar que a Locaweb comprove sua capacidade de execução e de crescimento. A empresa não tem um histórico extenso de sucesso em aquisições. Somente como base de comparação: a Locaweb realizou seis aquisições enquanto a Sinqia já adquiriu 14 empresas nos últimos anos.

O preço pretendido de R$ 15,75 por ação (faixa média) implica um múltiplo preço/lucro 2021 de 24x, elevado se comparado a empresas de tecnologia como Linx (35x) e Sinqia (51x). Dessa forma, a relação entre risco e retorno da Locaweb é menos favorável, pois a empresa tem menor crescimento dos lucros e menos experiência em aquisições.


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