Domingo de Valor - Eduardo Guimarães

Seja muito bem-vindo ao mundo das ações de empresas americanas

Nesta semana a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) fez uma mudança nas regras para negociação dos recibos em ações estrangeiras BDR’s (Brazilian Depositaty Receipts) na B3.

A partir de setembro o pequeno investidor vai poder comprar ações de empresas “gringas” aqui mesmo na bolsa de valores brasileira.

A regra anterior permitia que apenas investidores qualificados, com patrimônio superior a 1 milhão de reais, pudessem investir nos BDR’s. Os BDR’s tinham pouca liquidez, com volume médio negociado de cerca de 3 milhões de reais, e isso para os mais conhecidos.

Eu costumo dizer que tudo no Brasil chega com um pouco de atraso, mas agora será possível investir nos recibos de ações (BDR’s) de empresa americanas diretamente aqui na B3. Afinal, muito investidores já tinham conta aberta em corretoras nos EUA para comprar ações americanas.

Na coluna de hoje vou falar sobre a minha visão sobre o investimento em ações americanas por meio de BDR’s, o que na minha visão pode ser a segunda onda de crescimento da participação da renda variável (ações) no patrimônio dos brasileiros.

O que são BDR’s?

Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são certificados de depósito de valores mobiliários, títulos emitidos no Brasil que representam outro valor mobiliário no exterior. Ao investir em BDRs, o investidor assume posição similar à que teria caso realizasse o investimento nos ativos estrangeiros por eles representados.

Mudanças nas regras

A CVM basicamente fez três mudanças nas instruções que regulamentam os BDR’s: i) permissão para que investidores que não sejam considerados qualificados possam negociar BDR’s; ii) previsão de emissão de BDR lastreados em cotas de fundos de índice (ETF’s) admitidas à negociação no exterior e; iii) permissão para que os BDR sejam lastreados (a) em ações emitidas por emissores estrangeiros com ativos ou receitas no Brasil ou (b) em títulos de dívida, inclusive emitidos por companhias abertas brasileiras.

Liquidez dos BDR’s

Os BDR’s que têm maior liquidez na B3 atualmente são: Amazon, Alphabet (dona da Google), Microsoft, Apple, Facebook, Berkshire e Visa (apenas para ficar com os sete mais líquidos). Entretanto, a liquidez dos BDR’s ainda é baixa, com cerca de 3 milhões de reais negociados diariamente.

Recentemente a empresa de origem argentina Mercado Livre, que tem ações listadas nos Estados Unidos e operação aqui no Brasil ultrapassou a Vale e a Petrobras em valor de mercado: mais de 60 bilhões de dólares. No entanto, a liquidez do BDR do Mercado Libre (MELI34) é de apenas 3,6 milhões de reais por dia.

Tamanho atual do mercado de BDR’s na B3

Segundo informações do Diretor de produtos listados da B3, Mario Palhares, o segmento de BDR’s tem volume negociado total em um intervalo de 80 milhões a 100 milhões de reais de ADTV.

O segmento de BDR’s tem cerca de 10 mil investidores qualificados atualmente, a maioria de investidores institucionais (87,3 por cento), seguido por pessoas físicas (7,6 por cento) e estrangeiros (5,1 por cento).

O número de investidores com posição nos BDR’s cresceu de 2.738 pessoas em dezembro de 2019 para 5.097 em maio de 2020, aumento de 86 por cento em pouco menos de seis meses.

Leia o artigo completo no site do Investing

Forte abraço,
Eduardo Guimarães

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Diários da CPI | Política sem Aspas

Chegou ao fim a primeira semana de funcionamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, instalada no Senado Federal para apurar eventuais irregularidades e

Read More »
eletrobras
E eu com isso

Cronograma da privatização

Por ter sido enviada via Medida Provisória, que tem vencimento de 120 dias, a privatização da Eletrobras (ELET3/ELET6) está no radar do Congresso e de

Read More »
Adidas - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultado da Adidas do 1T21

A Adidas apresentou nesta sexta-feira (7), antes da abertura do mercado na Europa, os seus resultados do primeiro trimestre do ano de 2021. Os números

Read More »
Edifício da JHSF - JHSF3 - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultados da JHSF (JHSF3) do 1T21

A JHSF (JHSF3) apresentou nesta quinta-feira (6), após o fechamento do mercado, os seus resultados do primeiro trimestre de 2021. Os números da companhia vieram

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel