Essa semana eu escrevi sobre as sete lições que eu aprendi na vida e com a minha experiência de mais de 20 anos no mercado financeiro:
- Valuation é uma arte
- Timing é tudo
- Saiba filtrar o que ouve
- Foco nos grandes números
- Nunca abra uma boleta
- Teoria não é nada sem experiência
- Consulte sempre um especialista no assunto
Todas as lições são claras e fáceis de entender, exceto a número 5.
O que significa abrir uma boleta?
Muitos leitores da Levante me perguntaram o que significava a expressão “abrir uma boleta”. Na coluna de hoje, vou explicar o significado desta expressão e a sua importância na minha vida.
Boleta
Uma boleta é a comprovação física de uma transação financeira. Antigamente, antes dos sistemas de tecnologia na negociação de ações (home broker, robôs), as operações de compra e venda de ações eram registradas em papel, as chamadas boletas.
Fio do bigode
No passado, alguns negócios eram fechados no fio do bigode, ou seja, simplesmente a palavra dos homens de negócios era suficiente para concretizar a transação. J.P. Morgan, Rockfeller, Barão de Mauá são alguns exemplos de grandes empresários de antigamente.
Reputação é tudo no mercado financeiro
Confiança é algo que leva tempo para conquistar, mas que pode ser perdida em alguns minutos.
Eu sou um especialista em ações com mais de 10 anos de experiência em análise fundamentalista de empresas, com Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CNPI).
Eu tomo muito cuidado com o que eu escrevo para os meus leitores. Ser bem-humorado é uma coisa, ser fanfarrão e irresponsável é outra coisa bem diferente.
Quer ler o artigo completo? Acesse agora mesmo para ser direcionado ao site da Investing.