Levante Ideias - Guedes e Marinho

Disputa entre Guedes e Marinho

A relação entre Rogério Marinho (PSDB-RN), ministro do Desenvolvimento Regional, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, está em seu pior momento desde o início do governo. Antes secretário especial da Previdência e Trabalho, Marinho chegou a ser aliado de Guedes para promover a articulação política necessária para ter o texto da reforma previdenciária aprovado, em 2019.

No entanto, os desentendimentos entre os dois remetem à mesma época, quando o economista e o ex-deputado federal divergiram sobre o tema da capitalização – que acabou não prosperando. Alguns episódios, como o da MP da Carteira Verde-Amarela, continuaram deixando esticada a corda entre os dois. O ápice do desgaste, porém, vem desde o início da pandemia, logo após Marinho assumir o ministério do Desenvolvimento Regional.

O então novo ministro buscou os militares para disseminar a visão de que o Estado deveria ser reduzido não somente para fins de austeridade, mas também para aumentar o investimento público. Com o advento da pandemia, a pressão aumentou e Marinho, junto a Tarcísio Freitas e Luiz Eduardo Ramos, conseguiu incluir no Orçamento de Guerra a emenda sobre “efeitos sociais e econômicos” da pandemia, a fim de expandir gastos. Desde então, a queda de braço com Guedes sobre aumento de gastos é notória. O ministro da Economia já desautorizou o seu colega de Esplanada em diversas ocasiões, quando foi perguntado sobre a possibilidade, por exemplo, de deixar restos a pagar do Orçamento deste ano para o ano que vem, viabilizando mais investimentos públicos.

A disputa latente entre os ministros é um dos maiores foco de estresse para o mercado no atual governo. Apesar de que, como venho mostrando, Guedes vem vencendo a queda de braço sobre a política econômica, o seu desgaste com Marinho – um ministro muito influente no Congresso e com aliados importantes no Executivo – pode ser um ponto de inflexão para os pouco mais de dois anos restantes ao atual mandato. Será importante redobrar a atenção sobre a influência de ambos no governo.

Para o mercado, pouco deve se sentir enquanto o xadrez político não protagoniza uma jogada mais incisiva, seja para qual lado for. A relação tensa entre Paulo Guedes e Rogério Marinho preocupa, mas não faz preço no pregão de hoje.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.