Sao,Paulo,,Brazil,,February,01,,2016.,Building,Of,Central,Bank

Decisão do Copom sobre a Selic e Balanços das Construtoras são os destaques da semana

Nos dias 16 e 17 de março, o Comitê de Política Monetária (Copom) realizará sua segunda reunião de 2021 e crescem as expectativas dos investidores sobre o comportamento da autoridade monetária, que divulgará a decisão sobre a Selic na quarta-feira (17) após o fechamento do mercado. 

Em sua última reunião realizada nos dias 19 e 20 de janeiro, o Copom manteve pela quinta vez consecutiva a taxa básica de juros em 2% ao ano, porém, desta vez, retirou o “forward guidance”, que havia sido instituído em setembro do ano passado, e indicava a manutenção da Selic baixa por bastante tempo.

O motivo da retirada, segundo o próprio texto do Copom, foi que “as projeções de inflação em seu cenário básico estão suficientemente próximas da meta de inflação para o horizonte relevante de política monetária. Como consequência, o ‘forward guidance’ deixa de existir e a condução da política monetária seguirá, doravante, a análise usual do balanço de riscos para a inflação prospectiva”. Traduzindo: a inflação está elevada e o Banco Central (BC) pode ter de voltar a fazer política monetária à moda antiga, elevando os juros para conter a alta de preços.

Tanto nos Estados Unidos como aqui no Brasil, os mercados estão apresentando o fenômeno da reflação, que é a volta dos preços dos bens, serviços e ativos financeiros a níveis anteriores à crise. Porém, a dificuldade do governo brasileiro de manter as contas públicas equilibradas, aliada a um aumento da percepção do risco brasileiro, podem obrigar o Copom a iniciar o processo de elevação dos juros. A projeção para a Selic é de um aumento de 0,5 pontos percentuais. 

Na agenda de divulgação dos balanços do 4T20, as construtoras e incorporadoras se destacam nessa semana. Direcional Engenharia, Mitre, Gafisa, Eztec, Cury, Tecnisa, Cyrela e Melnick Even, divulgarão seus resultados.

Além das construtoras, as empresas Mahle-Metal Leve, Notredame Intermédica, Vivara, Unipar, Yduqs, C&A e Hapvida também apresentarão seus resultados.

Confira abaixo a Agenda da Semana.

Fonte: Levante Ideias de Investimentos.

Fonte: Empresas. Elaboração: Levante Ideias de Investimentos.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.