Levante Ideias - Banco Central

Como Investir no Tesouro Direto

Como Investir no Tesouro Direto

“Como começar a investir?”

“Qual deve ser o meu primeiro investimento?”

“Esse tal de Tesouro Direto é uma boa mesmo?”

Essas perguntas permeiam o meu dia a dia. Se eu passar um dia sem receber um desses questionamentos, há algo errado. E essa não é uma reclamação, não. Pelo contrário, o que eu mais quero é que cada vez mais e mais pessoas tenham acesso à estratégia que traz muito mais retorno do que a poupança, por exemplo.

Enquanto a poupança é onipresente nas carteiras dos brasileiros, o número de investidores em títulos do Tesouro Direto bateu mais de um milhão de CPFs cadastrados e está seguindo uma escalada de crescimento.

Isso porque os títulos caíram na graça dos investidores brasileiros. E não é para menos: um ótimo retorno com segurança, não tem uma pessoa que queria ficar fora dessa classe de ativos. Por isso mesmo que quem está fora, quer entender o porquê do falatório dos títulos e quais são as suas vantagens. Vamos aos pontos positivos:

O retorno pode seguir três caminhos diferentes:

– Render o equivalente à Selic no Tesouro Selic;

– Gerar retorno superior à inflação no Tesouro IPCA+;

– Ter rendimento prefixado na hora da compra;

– Ou ainda, receber cupons todos os semestres. 

Já no que diz respeito à segurança, o governo é o emissor. Ou seja, é o investimento mais seguro temos atualmente.

E por fim, como um outro ponto positivo a seu favor, a taxa de custódia cobrada pela B3, caiu de 0,30% para 0,25%. A princípio pode parecer pouco, mas não subestime os efeitos no longo prazo.

Portanto, para quem está começando a dar os seus primeiros passos no mundo dos investimentos, não há dúvidas de que esse deva ser o ativo para iniciar. Mesmo porque, todos, necessariamente, devem ter renda fixa para formar a sua carteira de investimentos. E como acabei de falar, todos (até mesmo aqueles que já têm os investimentos mais sofisticados) devem ter renda fixa, e os títulos do Tesouro Direto conseguem cumprir muito bem com esta função.

Por isso, preparamos este infográfico para que aprenda o passo a passo de como investir no tesouro direto.

Levante Ideias - Confira um passo a passo para investir no Tesouro Direto

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.