Stock,Market,Or,Forex,Trading,Graph,And,Candlestick,Chart,Suitable

Ata do Copom, IPCA de abril e temporada de balanços, com Itaúsa, BTG e construtoras em foco na semana

A segunda semana de maio será marcada pela divulgação da Ata do Copom na terça-feira, pelos dados de inflação de abril e pela lista extensa de balanços do primeiro trimestre de 2021 na penúltima semana de divulgação.

Na terceira reunião do Copom, realizada nos dias 4 e 5 de maio, o Banco Central elevou a taxa Selic pela segunda vez consecutiva em 0,75 pontos percentuais. A taxa Selic passou de 2,75% para 3,50%, de acordo com as expectativas do mercado.

O Copom indicou que as taxas de juros poderão subir para 4,25% ao ano na próxima reunião, marcada para os dias 15 e 16 de junho. “Neste momento, o cenário básico do Copom indica ser apropriada uma normalização parcial da taxa de juros, com a manutenção de algum estímulo monetário ao longo do processo de recuperação econômica”, diz o texto do Comunicado. Com uma ressalva importante que pode não ser bem assim. “O comitê enfatiza, entretanto, que não há compromisso com essa posição e que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação.” É conveniente lembrar que, na edição mais recente do Boletim Focus, a projeção para a taxa referencial Selic em dezembro deste ano é de 5,5%.

Em termos de perspectivas para a economia brasileira, o Copom ficou em cima do muro. Há pelo menos três variáveis, todas muito imprevisíveis, a considerar. A saber i) a velocidade de imunização dos brasileiros, ii) o ritmo de normalização das economias com as quais o Brasil tem relações comerciais importantes e iii) os desdobramentos das dificuldades políticas pelas quais passa o governo. Tudo isso eleva as incertezas dos investidores. E incertezas mais elevadas significam dificuldades adicionais para ancorar as expectativas, o que pode obrigar o BC a apertar ainda mais os juros no decorrer deste ano.

Na agenda de divulgação dos balanços do 1T21 da semana, divulgarão seus resultados: Itaúsa, Banco Inter, BTG, Suzano, Klabin, empresas do setor de construção dentre outras, em uma extensa lista de balanços da penúltima semana de resultados.

Confira a agenda da semana.

Fonte: Investing | Elaboração: Levante Ideias de Investimentos

 

Fonte: Empresas | Elaboração: Levante Ideias de Investimentos

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.