A Levante traz as melhores ideias de investimento

Arriscar ou ser conservador?

Por Denis Matheus, auditor sênior

Está em dúvida entre comprar uma bicicleta ou casar?

Este questionamento no mundo dos investimentos é muito mais comum do que você pode pensa. Sabe por quê?

Quem nunca conheceu alguém que não sabe se – dado o atual momento da Bolsa brasileira – é o momento de tomar mais risco e começar a investir em ações ou se é melhor continuar só na renda fixa mesmo?

BAIXE AGORA: COMO COMEÇAR A INVESTIR

Pois é, mesmo os mais conservadores estão pensando em mudar os seus investimentos diante da mudança de cenário e consecutivas disparadas da Bolsa. Ao mesmo tempo, têm muito receio em investir nesse tipo de produto.

Afinal de contas, qual seria o investimento ideal.

Primeiros passos

Primeiramente, é importante que você também tenha em mente que o primeiro passo na vida do investidor é ter uma “reserva de emergência”. Para tanto, você deve optar por algum investimento de renda fixa e com alta liquidez.

E para que serve essa tal reserva de emergência? Para utilizar em casos de despesas não esperadas, perda de emprego ou qualquer outro tipo de imprevisto. O ideal é acumular entre cinco a dez meses das despesas mensais para essa reserva – o valor exato dependerá mais de seu momento de vida atual.

Depois de constituir a reserva de emergência é que começa uma fase de autoconhecimento e adaptação entre as partes de renda fixa e variável. No entanto, o mais importante é conseguir separar uma parcela para realizar as aplicações mensalmente.

Você deve sempre “se pagar” para acumular os recursos mais facilmente. O conceito de “se pagar” deve ser entendido como remunerar a si mesmo, antes de pagar suas obrigações mensais.  

Ou seja, separar um valor para investir antes de suas despesas mensais. Apenas assim você conseguirá manter a disciplina mensal e poupar todos os meses.

Perfil conservador, moderado, agressivo…

Lembrando – sempre – que cada investidor possui um tipo de perfil, tem um horizonte de tempo para investir diferente, aportes mensais… O ideal é não ter medo dos riscos e, ainda que o seu perfil seja conservador em todos os questionários de perfil de risco (suitability), não acreditar que determinados produtos não sejam para você.

Que tal começar a investir em ações com 1% de tudo o que possui? Caso você esteja tranquilo com isso, vá aumentando gradualmente a sua exposição ao risco – claro, já com um teto pré-estabelecido.

Dicas quentes

Na hora de escolher quais ações comprar ou qual fundo de investimento escolher, nada de seguir aquelas “dicas quentes” de amigos. Você deverá pesquisar sobre a empresa antes de tomar a decisão de comprar e, no mundo ideal, buscar ajuda de algum especialista em renda variável para a sua escolha.

Portanto, é possível tomar um pouco mais de risco em sua carteira de investimentos, com cautela e sempre observando limites de seus recursos e o quanto de risco consegue aceitar.

Apenas investindo em renda variável que você saberá como é conviver com oscilações de mercado e assim entenderá como irá reagir. Lembrando que você mesmo é a pessoa mais importante para ser paga com seu salário. Crie o habito de poupar seu dinheiro de forma regular!

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.