Levante Ideias - 5G

Leilão 5G: setor de telecomunicações em destaque – 07/10

Leilão 5G – setor de telecomunicações em destaque

O leilão 5G está previsto para acontecer em 2020. Era esperado que o leilão fosse realizado no primeiro trimestre do ano que vem. Porém, algumas discordâncias dentro da própria Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) empurraram o leilão para o segundo semestre.

Em paralelo ao leilão, está tramitando no Congresso um projeto de lei que visa resolver o principal entrave à melhoria da qualidade e da cobertura de redes no país: a demora e/ou recusa das prefeituras em conceder a licença de instalação das antenas de serviço móvel.

Além das notícias que têm impacto relevante sobre as atividades da empresa, continuamos com o noticiário sobre a possibilidade da Vivo juntar-se à Claro e à Tim para adquirirem em conjunto a Oi e, depois, reparti-la.

E Eu Com Isso?

O projeto de lei 4.566/19 vem para agilizar e facilitar a instalação de antenas nas cidades, e deve ser importante para que o buraco na infraestrutura do setor não aumente. O projeto prevê que as operadoras instalem suas antenas se os municípios não se manifestarem sobre o pedido no prazo de 60 dias. Caso a prefeitura entenda que a instalação infringiu alguma norma técnica, ambiental ou urbanística, ela pode, após apontar e demonstrar, revogar a licença.

As notícias devem movimentar o setor na bolsa hoje, e com isso esperamos impacto positivo para as ações, principalmente da Vivo (VIVT4) e da Tim (TIMP3). Além disso, a possibilidade das três grandes brasileiras se unirem para comprar a Oi (OIBR3) deve trazer seu impacto positivo também.

Leia também: Investidores preocupados com desaceleração

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.