Votação da reforma não passa de hoje
Após atrasos e mais atrasos em sua tramitação no Senado, a PEC da reforma da Previdência será votada na noite desta terça-feira em plenário. O presidente da casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), confirmou que a proposta deve ser votada na CCJ durante o dia e votada pelos senadores durante a noite de hoje. Segundo suas expectativas, a reforma deve ter cerca de 62 ou 63 votos favoráveis (76-77 por cento), descartando qualquer possibilidade de não aprovação da matéria.
O que preocupa o governo, no entanto, é a apresentação de destaques ao texto original (mudanças que podem ser feitas após a aprovação do “esqueleto” do texto). Os principais riscos giram em torno das aposentadorias especiais e do abono salarial. Neles, pode se perder cerca de 100 bilhões de reais de economia em 10 anos, deixando a economia fiscal da reforma menos eficaz.
E Eu Com Isso?
A aprovação quase certa do projeto em primeiro turno hoje deve impulsionar o Ibovespa, mas atenção para uma eventual ressaca no dia de amanhã, já que a votação da reforma ocorrerá após o pregão de hoje e pode trazer surpresas negativas. O papel da articulação do governo é essencial para manter a reforma da Previdência no patamar atual.
Leia também: Fernando Bezerra – Uma decisão que pode esperar