Privatização das estatais
Nesta quarta-feira (21) o ministro da economia, Paulo Guedes, anunciou uma lista com 17 empresas estatais para privatização. Oito empresas da lista já estavam previstas para serem privatizadas e as restantes entraram na lista agora e ainda precisam de estudos complementares: Correios, Codesp e Telebras.
Segundo o secretário de Desestatizações, Desinvestimentos e Mercados, Salim Mattar: “Queremos reduzir o tamanho do Estado”.
É preciso encontrar um modelo que torne o negócio das empresas estatais atraente para a iniciativa privada para que as empresas possam ser privatizadas. Com a venda das empresas que pertencem ao governo, espera-se arrecadar cerca de 20 bilhões.
No mesmo contexto, o Banco do Brasil anunciou que a União Federal irá vender 20,8 milhões de ações (BBAS3) que excedem o necessário para manter o controle acionário do banco.
E Eu Com Isso?
O kit de ações de empresas estatais teve forte alta ontem na Bolsa: Eletrobras (ELET6) com alta de +11,8 por cento; Banco do Brasil (BBAS3) com valorização de +5,7 por cento.
Acreditamos que a privatização da Eletrobras e a venda de ações da União no Banco do Brasil terá impacto positivo no preço das ações (ELET6 e BBAS3) no curto prazo.
A notícia de que o Governo Federal está estudando a privatização total da Petrobras deu um ânimo extra para as ações da petroleira. A equipe econômica do governo pretende privatizar a Petrobras até 2022, último ano do mandato do presidente Jair Bolsonaro. As ações da Petrobras (PETR4) fecharam com alta de +5,9 por cento.
As estatais estão entre os destaques na carteira As Melhores Ações. Neste material, os analistas da Levante recomendam 7 papéis com forte possibilidade de lucro em 2019. O processo de privatização é um gatilho que pode ajudar na valorização das ações das empresas públicas nos próximos meses. Caso queira conhecer os relatórios da As Melhores Ações, utilize o cupom especial ESTATAIS para ter 30% de desconto. Basta acessar este link e colocar o cupom no lugar indicado. O desconto vale até à meia-noite de hoje.
Leia mais sobre a Bolsa de Valores: Volta do Grau de Investimento no Brasil