IRB (IRBR3) – Oferta de ações subsequente
A oferta de ações do IRB (IRBR3) para a venda de participação detidas pelo Governo Federal (11,7 por cento das ações) e pelos principais bancos através das seguradoras (Itaú com 11,1 por cento, Banco do Brasil com 15,2 por cento, Bradesco com 15,2 por cento e Caixa com 3 por cento) pode demorar mais tempo do que o previsto. Isto porque há divergências entre o governo e os bancos.
As discussões são a respeito de dúvidas sobre como o IRB poderá se tornar uma empresa sem controle definido e debates sobre novas composições de controle.
Existe um acordo de acionistas entre os controladores do IRB. O governo federal possui poder de veto em questões como transferência de controle, fusão ou mudança de nome da empresa. Ainda, ele garante a indicação do presidente do conselho de administração do IRB.
E Eu Com Isso?
Esperamos impacto negativo no preço das ações (IRBR3) no curto prazo. Desde o final de abril, as ações do IRB estão andando de lado. Acumulam valorização de 2,6 por cento no período. Elas estão praticamente em linha com a alta de 1,6 por cento do Ibovespa no período.